Divulgação/ABC

Estrela de “Vikings” cria fundação para ajudar refugiados da Ucrânia

A atriz Katheryn Winnick, estrela das séries “Vikings” e “Big Sky”, decidiu criar uma fundação para ajudar os refugiados de seu país natal, a Ucrânia.

“Estive na Ucrânia há alguns meses como convidada pessoal do [presidente Volodymyr] Zelensky e da primeira-dama para uma viagem de 10 dias com todo o governo para comemorar os 30 anos da [democracia da] Ucrânia. Ver a quantidade de energia, orgulho e nacionalismo que o povo ucraniano manifestou nas ruas foi lindo. Vindo de uma família ucraniana forte no Canadá, temos muito orgulho em ser ucranianos, então foi surreal ver agora o país sendo bombardeados”, ela disse à revista The Hollywood Reporter, durante a recente premiação do Sindicato dos Diretores dos EUA.

“Estou em contato com a equipe do presidente Zelensky quase diariamente, recebendo muitas atualizações, e é de partir o coração ver o que está acontecendo. Não posso acreditar que vivemos em um século em que homens, mulheres e crianças inocentes estão sendo assassinados bem diante de nossos olhos”, continuou.

Winnick confirmou na conversa com o THR que se juntou à mãe para lançar a Fundação Winnick, visando para arrecadar fundos para os esforços de socorro do país. “É muito importante ajudar aqueles que estão em campo e continuar lutando contra isso”, disse ela, acrescentando que sua família no Canadá, incluindo sua mãe (uma defensora da filantropia ao longo da vida e alguém que se dedica a organizações sem fins lucrativos há anos), está aceitando refugiados e os ajudando com cuidados médicos e suprimentos.

Quanto a Zelensky, Winnick o elogiou como “nossa voz do povo”, acrescentando: “Ele é nosso líder e não sei onde estaríamos sem ele. Ele uniu o mundo inteiro.”