Principais estreias de cinema chegam apenas no circuito de arte

Os cinemas recebem seis filmes nesta quinta-feira (24/2), mas apenas uma estreia é ampla: a animação franco-canadense “Coração de Fogo” – que ironicamente é uma produção independente. Todo o resto ganha lançamentos […]

Divulgação/Gaumont

Os cinemas recebem seis filmes nesta quinta-feira (24/2), mas apenas uma estreia é ampla: a animação franco-canadense “Coração de Fogo” – que ironicamente é uma produção independente. Todo o resto ganha lançamentos limitadíssimos. Para dar noção, a maior distribuição entre os demais abrange 23 telas. É o circuito de arte, que a maioria só tem acesso pelo streaming.

Confira abaixo todas as estreias, com mais detalhes e seus respectivos trailers.

 

ADEUS, IDIOTAS

Esta comédia de humor sombrio foi a grande vencedora do prêmio César, considerado o “Oscar francês”. Consagrada como o Melhor Filme Francês do ano, a produção levou ao todo cinco estatuetas na cerimônia de 2021, incluindo Melhor Direção e Roteiro Original para o cineasta Albert Dupontel.

A trama absurda acompanha uma mulher gravemente doente (Virginie Efira, de “Benedetta”) que tenta encontrar seu filho há muito perdido com a ajuda de um burocrata suicida (o próprio Dupontel) e um ativista cego (Nicolas Marié). Os três se aliam após a tentativa de suicídio do burocrata ser confundida com um ataque armado à repartição pública em que se encontram, e com o esvaziamento do prédio tratam de ajudar a mulher sem a frieza dos funcionários da instituição que lhe embarreiravam.

 

A ILHA DE BERGMAN

O primeiro filme em inglês da francesa Mia Hansen-Love, premiada como Melhor Diretora no Festival de Berlim por “O Que Está Por Vir?”, acompanha um casal de cineastas em férias na ilha em que o diretor Ingmar Bergman viveu, buscando se inspirar no local para escrever seus próximos roteiros. O turismo cultural se cruza com a experiência de vida da própria diretora, que teve um relacionamento com o cineasta Olivier Assayas (“Personal Shopper”). Paralelamente, a trama de seu novo filme se desenrola na cabeça da protagonista, mostrando uma jovem que reencontra um antigo amor durante uma festa de casamento na ilha

Cheio de metalinguagem, o filme teve première no Festival de Cannes e é estrelado por Vicky Krieps (“Trama Fantasma”), Tim Roth (“Os Oito Odiados”), Mia Wasikowska (“Alice Através do Espelho”) e Anders Danielsen Lie (“A Noite Devorou o Mundo”).

 

CORAÇÃO DE FOGO

A animação franco-canadense volta a reunir a equipe de “A Bailarina” para contar a história de outra menina disposta a superar barreiras para realizar seu sonho. Na nova produção, a filha do chefe dos bombeiros deseja seguir a profissão do pai. Mas como mulheres não podem ser bombeiras no início do século 20, ela se disfarça de homem para apagar incêndios.

 

O PODEROSO CHEFÃO – 50 ANOS

O clássico mafioso dirigido por Francis Ford Coppola completa 50 anos com uma versão em 4K HDR comemorativa, restaurada sob a supervisão do diretor para um lançamento limitado nos cinemas, antes de chegar em streaming.

A adaptação cinematográfica do romance de Mario Puzo acompanha a ascensão de Michael Corleone, o filho menos provável a suceder o pai no comando da família mafiosa, em meio a muitas mortes violentas e traições. A produção de 1972 e sua continuação de 1974 venceram o Oscar de Melhor Filme e catapultaram Al Pacino ao estrelato. De quebra, o primeiro filme ainda rendeu Oscars para Marlon Brando, como Melhor Coadjuvante, e para o roteiro de Coppola.

 

TRANSVERSAIS

O documentário de Emerson Maranhão acompanha os cotidianos afetivos e profissionais de cinco transexuais brasileiros de classes sociais distintas. Foi exibido no Cine Ceará e na Mostra de São Paulo, após ser atacado por Jair Bolsonaro durante uma live. “Olha o tema: ‘sonhos e realizações de cinco pessoas transgêneros que moram no Ceará. O filme é isso daqui, conseguimos abortar essa missão”, ele afirmou numa live do início de seu governo.

 

SUPER SHOW 8 – TEMPO INFINITO

O documentário registra a quinta turnê mundial do grupo sul-coreano Super Junior, que promove o seu novo álbum de estúdio, “Time Slip”. “Tempo Infinito” também apresenta a evolução da banda desde 2005 ao K-pop atual do Super Junior