American Idol reprova neta de Aretha Franklin

O júri da 20ª temporada de “American Idol” mostrou um nível de exigência que vetaria até vencedores de edições passadas ao reprovar a jovem Grace Franklin, neta de 15 anos de idade […]

Divulgação/ABC

O júri da 20ª temporada de “American Idol” mostrou um nível de exigência que vetaria até vencedores de edições passadas ao reprovar a jovem Grace Franklin, neta de 15 anos de idade da rainha do soul Aretha Franklin.

Apresentado no episódio de estreia da temporada, exibido na noite de domingo (27/2) na rede americana ABC, o teste da adolescente deu muito o que falar nas redes sociais, gerando protestos contra a reprovação da artista.

Lionel Richie conhecia Aretha Franklin, falecida em 2018 com 76 anos, e ficou muito feliz em compartilhar histórias com a adolescente antes de sua apresentação: “Você está falando com o tio Richie”.

Entretanto, foi ele quem deu o voto que reprovou a jovem, após elogios de Katy Perry e falta de empolgação de Luke Bryan.

Os juízes não gostaram da primeira escolha de Grace, “Killing Me Softly” na versão de Lauryn Hill, mas Katy Perry perguntou se ela tinha mais alguma coisa que pudesse cantar e a adolescente deu início a um clássico de sua vó famosa, “Ain’t No Way”, que entusiasmou a jurada.

Perry protestou muito contra a decisão de Richie de convidar a jovem a voltar no próximo ano com mais treinamento. O cantor chegou a perguntar à colega: “Você está me pressionando?”

E a cantora confirmou. “Ouça, ela tem o pozinho de estrela, dê uma chance a ela, dê uma chance a ela”, argumentou Perry. “Tenho certeza de que Aretha não era Aretha quando entrou pela primeira vez numa sala com músicos, mas alguém disse: ‘Sim, quero trabalhar com você, quero desenvolver você, você tem algo’.”

Mas Richie não se deu por vencido. “Tem algo errado com seus ouvidos. Você está louca!”. E despachou Grace, enquanto Perry saiu da bancada em protesto. A maioria do público concordou com ela no Twitter, onde a apresentação viralizou.

A repercussão foi ótima para o programa, que, com 6 milhões de espectadores ao vivo, liderou a audiência da TV americana na noite de domingo.

Veja abaixo a audição completa de Grace Franklin.