Polícia identifica neonazista que ataca “BBB 22”

A polícia do Rio já chegou ao autor do blog com ameaças racistas, misóginas, transfóbicas e nojentas em geral dirigidas a participantes do “Big Brother Brasil” como Douglas Silva, Linn da Quebrada […]

Divulgação/Globo

A polícia do Rio já chegou ao autor do blog com ameaças racistas, misóginas, transfóbicas e nojentas em geral dirigidas a participantes do “Big Brother Brasil” como Douglas Silva, Linn da Quebrada e Natália Deodato. O suspeito é um militante neonazista, velho conhecido da polícia de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

Não foi preciso grande trabalho investigativo. O próprio autor se identificou no blog amador, que publica xingamentos e ameaças de violência contra os integrantes do “BBB 21” em meio a conteúdo extremista e citações a seu mentor Olavo de Carvalho.

O blog, por sinal, segue no ar na rede WordPress, espalhando novos conteúdos criminosos – os mais recentes incluem ameaça de morte contra a esposa de Douglas Silva e uma violência absurda contra Jade Picon – além de anunciar um ato terrorista para breve – “algo que vai chocar todo o país”.

Quem imagina que o neonazista seja um loiro alemão de Novo Hamburgo pode se surpreender com a imagem do jovem, que possui características geralmente identificadas como raça “parda” nos boletins de ocorrência policial. Em seu RG, que ele fotografou para se identificar no blog, o cozinheiro e filho de um comissário de polícia aposentado da Polícia Civil do Rio Grande do Sul chega a portar um corte de cabelo afro/black power.

O autor do blog passou a ser investigado por crime nesta quarta (26/1), após o advogado Ricardo Brajterman, que defende o ator Douglas Silva, dar entrada numa queixa na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) do Rio, acompanhado do deputado estadual Carlos Minc.

Não é a primeira vez que o neonazista em busca de fama é enquadrado por crimes raciais, já tendo gerado comoção no Rio Grande do Sul no ano passado por ameaças contra um ativista. Em seu blog, ele chega a tripudiar: “Eu gozo de impunidade e não vou parar”.

Um comunicado publicado nas redes sociais de Douglas Silva diz que “é inacreditável, inadmissível e inconcebível que isso ainda aconteça nos dias atuais. O #TeamDouglas repudia toda forma de preconceito e reforça seu desejo de justiça para que atos como esses não se repitam”.