A Microsoft anunciou a compra da produtora de games Actvision Blizzard.
O negócio é o maior já realizado nos 46 anos da empresa fundada por Bill Gates, com cifras que giram em torno de US$ 68,7 bilhões.
A aquisição traz títulos como “Call of Duty”, “World of Warcraft” e “Candy Crush” para a Microsoft, que controla a plataforma Xbox, e deve acirrar a guerra contra a plataforma PlayStation da Sony.
Em um comunicado, Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, afirmou que por enquanto as duas empresas continuarão atuando de forma independente, mas após a finalização da aquisição todos vão responder diretamente a ele.
Além disso, os games da Activision Blizzard farão parte do Xbox Game Pass, plataforma de streaming por assinatura, que permite acesso a centenas de títulos pelo custo de uma mensalidade. No mesmo comunicado, Spencer afirmou que o serviço já conta com 25 milhões de usuários.
A aposta da Microsoft é atrair os consumidores dos títulos multiplayer da produtora, que contam com cerca de 400 milhões de usuários em todo o mundo.
A Microsoft também amplia seu portfólio de conteúdo para adaptar em outras mídias. “World of Warcraft”, por exemplo, já virou filme em 2016.
A aquisição acontece após as ações da produtora se desvalorizarem, após acusações de assédio sexual e discriminação no ambiente de trabalho se tornarem públicas. No ano passado, o estado da Califórnia processou a Activision, após dois anos de investigação, e desde então as ações caíram 27%.