Confira as 10 melhores séries de ficção da semana

Bastante variada, a programação de séries da semana vai do novo drama de época do criador de “Downton Abbey” a mais um terror com zumbis, desta vez da Coreia do Sul. A […]

Divulgação/HBO Max

Bastante variada, a programação de séries da semana vai do novo drama de época do criador de “Downton Abbey” a mais um terror com zumbis, desta vez da Coreia do Sul. A lista inclui duas comédias promissoras de mistérios, duas animações adultas, dois retornos, uma nova série de super-herói e até um horror espanhol do criador de “Elite”.

Confira abaixo com mais detalhes os 10 programas de ficção que merecem atenção entre as novidades das plataformas de streaming – sem contar aqui três boas produções documentais brasileiras, que podem ser vistas à parte como complementos das sugestões.

 

 

A IDADE DOURADA | HBO MAX

A nova série criada por Julian Fellowes, responsável pelo fenômeno britânico “Downton Abbey” (2010-2015), é um drama de época que trata de conflitos de classe. Mas em vez de aristocratas e seus funcionários, a disputa se dá entre famílias tradicionais e novos ricos. O título da atração remete a um termo cunhado pelo escritor Mark Twain (1835-1910) para caracterizar uma época na qual a alta sociedade dos EUA, apesar da aparência de riqueza, vivia entre falências, corrupção e escândalos. “The Gilded Age” não seria uma era de ouro (golden age), mas um período que tentava se passar por dourado.

A trama gira em torno de Marian Brook (Louisa Jacobson), jovem herdeira de uma família conservadora, que chega sem um centavo em Nova York e é abrigada pela tia “rica”, a aristocrata Agnes van Rhijn (Christine Baranski), que não aceita as mudanças da época, apesar da decadência financeira de sua família. Enquanto isso, a família pouco sofisticada de seu novo vizinho, o barão da indústria ferroviária George Russell (Morgan Spector, de “Homeland”), mostra-se cada vez mais rica e influente.

A guerra de classes em espartilhos é valorizada por uma cenografia e figurinos deslumbrantes, que surpreendem com sua opulência e pela recriação da Nova York do começo do século 20.

 

 

ALL OF US ARE DEAD | NETFLIX

A nova série sul-coreana de terror é baseada num webtoon (quadrinhos) e combina horror sangrento com humor bizarro em sua trama, sobre um surto de zumbis que começa no interior de uma escola e logo se espalha pelo país. A direção é de Lee Jae-kyoo (“Estranhos Íntimos”), mas o maior atrativo está na participação de Lee Yoo-mi, que viveu Ji-yeong (a jogadora #241) em “Round 6”.

Esta é a segunda série sul-coreana de zumbis da Netflix, que já exibe com sucesso a atração de época “Kingdom”, com mortos-vivos e guerreiros medievais. Assim como aquela, “All of Us Are Dead” se destaca nesse subgênero por ser bastante criativa.

 

 

FERIA: SEGREDOS OBSCUROS | NETFLIX

A nova série espanhola de Carlos Montero, o criador de “Elite” e “A Desordem que Ficou”, é um terror passado nos anos 1990 na região de Andalusia. Os episódios acompanham duas irmãs adolescentes que descobrem que os pais sumiram após matarem 23 pessoas. Não só isso. Os crimes contaram com a cumplicidade de uma seita, formada por vários “cidadãos de bem” do local, que veem as mortes como parte de um ritual para abrir um portal para outro mundo.

 

 

DEPOIS DA FESTA | APPLE TV+

A melhor série de comédia da semana é um mistério de assassinato numa festa, que se desenrola em oito episódios, cada um filmado num estilo diferente para combinar com a perspectiva do narrador suspeito.

Divertida e inteligente ao mesmo tempo, a trama criada por Christopher Miller (“Anjos da Lei”) traz Tiffany Hadish (“Viagem das Garotas”) como a detetive policial que tenta descobrir quem matou o anfitrião da festa (Dave Franco, de “Artista do Desastre”), uma celebridade que organiza uma reunião com antigos colegas de escola.

O ótimo elenco ainda destaca Ben Schwartz (“Parks and Recreation”), Ilana Glazer (“Broad City”), Ike Barinholtz (“Projeto Mindy”), Sam Richardson (“Ted Lasso”), Zoe Chao (“Love Life”) e John Early (“Search Party”).

 

 

A VIZINHA DA MULHER NA JANELA | NETFLIX

O suspense cômico na linha de “Janela Indiscreta” traz Kristen Bell (“The Good Place”) como testemunha não confiável de um assassinato numa casa da vizinhança. Sua personagem é a desolada Anna, para quem todos os dias são iguais após partir o coração. Ela se senta com seu vinho, olhando pela janela, vendo a vida passar sem ela. Mas quando um belo vizinho se muda para o outro lado da rua, Anna começa a ver uma luz no fim do túnel. Ao menos até esta luz iluminar um assassinato horrível…

O problema é que, aparentemente, ninguém morreu e seu médico indica que misturar antidepressivos com álcool pode causar alucinações.

Criada por Rachel Ramras, Hugh Davidson e Larry Dorf (criadores da sitcom “Nobodies”), a minissérie é uma produção da Gloria Sanchez, empresa do comediante Will Ferrell.

 

 

THE SINNER | NETFLIX

A 4ª e última investigação do detetive Harry Ambrose (Bill Pullman) começa quando ele vê uma mulher caminhando em direção a um penhasco perto do oceano antes de desaparecer. Após seu testemunho, autoridades vasculham as águas ao redor, mas não encontram sinais de um corpo. Com a família negando que ela possa ter se matado, Ambrose passa a questionar tudo, inclusive a possibilidade da jovem ter se escondido, com medo de uma ameaça real a sua vida, mantida em segredo pela família.

Além de Pullman, a continuação também traz de volta Jessica Hecht como Sonya, a parceira do detetive, e a mesma equipe de bastidores comandada pelo criador-showrunner Derek Simonds, incluindo a atriz Jessica Biel, que estrelou a 1ª temporada e é produtora executiva da atração.

 

 

EXPRESSO DO AMANHÃ | NETFLIX

Comandada por Graeme Mason (co-criador de “Orphan Black”) e baseada no longa-metragem sul-coreano de Bong Joon-ho (grande vencedor do Oscar 2020 com seu trabalho mais recente, “Parasita”), a trama se passa a bordo de um trem de quase mil vagões que carrega os últimos sobreviventes da humanidade, depois que um desastre climático criou uma nova era do gelo.

A 3ª temporada, porém, revela a existência de vida fora dos trilhos, representada pela misteriosa nova personagem vivida por Archie Panjabi (“Blindspot”). Com um episódio inédito por semana, a trama vai explorar o impacto desse encontro e a tentativa de Layton (Daveed Diggs) de encontrar o Novo Éden, um local não afetado pelo apocalipse congelante que pode salvar o que resta da humanidade.

 

 

NAOMI | HBO MAX

Produzida e com piloto dirigido pela cineasta Ava Duvernay (“Selma”, “Olhos que Condenam”), “Naomi” destaca a jovem atriz Kaci Walfall (“Army Wives”), de 16 anos, como uma jovem apaixonada por super-heróis, que leva um choque quando começa a manifestar superpoderes durante uma aparição inesperada de Superman, personagem que todos sabem que só existe nos quadrinhos.

Seu mundo é abalado de vez quando ela descobre outros superpoderosos em sua cidadezinha, um deles vindo do planeta Thanagar, que não só jura que Superman existe como é seu amigo. Entretanto, se existem super-heróis, também há supervilões.

A série foi desenvolvida pela roteirista-produtora Jill Blankenship (de “Arrow”).

 

 

HIT MONKEY | STAR+

A nova série animada da Marvel gira em torno de um macaco que vira assassino profissional, após o fantasma de um matador passar a treiná-lo.

A adaptação dos quadrinhos é escrita pela dupla Josh Gordon e Will Speck (“A Última Ressaca do Ano”) e destaca em seu elenco de dubladores o ator Jason Sudeikis (de “Ted Lasso”) como Bryce, o mentor do “assassímio”, que continua a orientá-lo mesmo após a morte para se vingar de quem o matou.

A atração é a segunda série animada adulta da Marvel, seguindo o lançamento de “M.O.D.O.K.”, que também está disponível na Star+. Seu bom elenco de vozes originais ainda inclui Olivia Munn (“X-Men: Apocalipse”) e George Takei (“Star Trek”).

 

 

THE LEGEND OF VOX MACHINA | AMAZON PRIME VIDEO

Também voltada para o público adulto, a série animada segue um bando de desajustados que gostam de beber e brigar, e ​​acabam tendo a missão de salvar o reino de Exandria de forças mágicas sombrias.

Chamado de Vox Machina, o bando foi criado na vida real por jogadores de RPG em 2015 para uma websérie de cosplay de “Dungeons & Dragons” chamada “Critical Role”. Os dubladores, por sinal, são os mesmos jogadores que conceberam os personagens, os fundadores e membros da “Critical Role”: Laura Bailey, Taliesin Jaffe, Ashley Johnson, Liam O’Brien, Matthew Mercer, Marisha Ray, Sam Riegel e Travis Willingham.