César 2022: Indicações ao Oscar francês destacam “Annette” e “Ilusões Perdidas”

O prêmio César Awards, considerado o Oscar da França, anunciou os indicados de sua edição 2022 nesta quarta-feira (26/1). Entre os destaques, estão alguns dos filmes franceses mais falados da temporada, como […]

Divulgação/UGC Distribution

O prêmio César Awards, considerado o Oscar da França, anunciou os indicados de sua edição 2022 nesta quarta-feira (26/1).

Entre os destaques, estão alguns dos filmes franceses mais falados da temporada, como “Annette”, que teve indicações como Melhor Filme e Ator (para o americano Adam Driver), “Titane”, disputando o prêmio de Melhor Direção para Julia Ducournau, e “Benedetta”, com Virginie Efira na briga pelo prêmio de Melhor Atriz.

O filme com mais indicações, porém, foi “Illusions Perdues”, de Xavier Giannoli (“Marguerite”). Ainda inédito no Brasil, o longa é uma adaptação do clássico literário “Ilusões Perdidas”, de Honoré de Balzac, e chegou a competir no Festival de Veneza sem conquistar prêmios. Disputa ao todo 14 Césars.

Os musicais “Annette”, de Leos Carax, e “Aline”, de Valérie Lemercier, inspirado na vida da cantora Celine Dion, completam o pódio dos mais indicados, somando 11 e 10 nomeações, respectivamente.

“Annette”, “Aline” e “Illusions Perdues” também estão na disputa de Melhor Filme Francês do Ano, junto a “BAC Nord: Sob Pressão”, de Cédric Jimenez, “L’événement”, de Audrey Diwan, “La Fracture”, de Catherine Corsini, e “Onoda, 10,000 Nuits Dans La Jungle”, de Arthur Harari.

A cerimônia de premiação acontece em 25 de fevereiro, em Paris.