Batoré (1960-2022)

O ator e humorista Ivan Gomes, que adotou o nome artístico de Batoré, seu personagem mais conhecido, morreu nesta segunda-feira (10/1) em São Paulo, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pirituba, […]

Instagram/Batoré

O ator e humorista Ivan Gomes, que adotou o nome artístico de Batoré, seu personagem mais conhecido, morreu nesta segunda-feira (10/1) em São Paulo, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pirituba, Zona Norte da capital. Ele tinha 61 anos e estava com câncer.

“As informações médicas foram repassadas à família e a Secretaria Municipal de Saúde lamenta o ocorrido”, diz nota da Prefeitura.

Ivanildo Gomes Nogueira nasceu em Serra Talhada, em Pernambuco, e se mudou para São Paulo ainda criança. Antes de se tornar ator, jogou futebol nas categorias de base em times paulistas.

Suas primeiras aparições na TV foram no programa “Show de Calouros”, do apresentador Silvio Santos, na década de 1980, mas ele só se tornou conhecido ao integrar o elenco do programa “A Praça É Nossa” na década de 1990 com o personagem Batoré.

Com seu principal personagem, tornou-se um dos destaques do programa do SBT durante os anos 1990, lembrado até hoje por um de seus bordões mais conhecidos: “Ah, pára ô!”, “Você pensa que é bonito ser feio?” e “Você é forgaaado!”. Com humor escrachado, Batoré zombava da própria feiura e pobreza, além de citar sempre a cidade Mauá, no interior de São Paulo.

Após 13 anos de SBT, foi dispensado como forma de contenção de gastos, durante uma crise financeira da emissora.

Acabou contratado pela rede Globo em 2019 e até atuou numa novela, interpretou o delegado Queiroz em “Velho Chico”.

Ele ainda foi governador na série “Cine Holliúdy” e mais recentemente o prefeito de “Exterminadores do Além”, no SBT.

Batoré também foi vereador de verdade em Mauá, a cidade de Batoré e onde realmente vivia, por dois mandatos pelo PP.