Martha De Laurentiis (1954–2021)

A produtora Martha De Laurentiis, responsável pelos filmes e séries com o personagem Hannibal Lecter, morreu no domingo (512) em sua casa, aos 67 anos, após uma longa batalha contra um câncer […]

Divulgação/Berlinale

A produtora Martha De Laurentiis, responsável pelos filmes e séries com o personagem Hannibal Lecter, morreu no domingo (512) em sua casa, aos 67 anos, após uma longa batalha contra um câncer cerebral.

Ela era viúva do famoso produtor Dino De Laurentiis (“Barbarela”, “King Kong”), com quem teve duas filhas, Carolyna De Laurentiis e Dina De Laurentiis. Dina divulgou um comunicado no domingo após a morte de sua mãe.

“Minha mãe era uma alma calorosa, generosa e otimista – meu pai sempre se referia a ela como sua ‘luz do sol’ – e uma protetora feroz”, disse ela. “Uma esposa, mãe e avó preciosas e uma amiga que tocou a tantos, assim como uma provedora – e protetora – de pessoas criativas nos filmes e na televisão que ela amava. Ela colocava a família em primeiro lugar, mas levantava todas as manhãs apaixonada por ampliar o legado de meu pai e continuar a forjar o seu próprio. Sua bondade, inteligência e graça continuarão a nos inspirar.”

Nascida Martha Schumacher em 10 de julho de 1954, ela foi coroada a Miss Júnior de Ohio em 1972, chegando a trabalhar brevemente como modelo em Nova York antes de seguir sua paixão no cinema, integrando a contabilidade dos filmes cultuados “Os Selvagens da Noite” (1979) e “Lobos” (1981).

Ela se juntou à empresa de Dino De Laurentiis como contadora assistente durante o filme “Na Época do Ragtime” (1981), de Milos Forman, e foi promovia a assistente de produção durante a adaptação de “Chamas da Vingança” (1984), de Stephen King. O terror estrelado por Drew Barrymore também deu início a sua longa parceria de produção com Dino.

O sucesso de “Chamas da Vingança” fez Martha crescer na empresa e se especializar em obras de Stephen King, de quem produziu “Olhos de Gato” (1985), “A Hora do Lobisomem” (1985) e “Comboio do Terror” (1986).

Na época, Dino construiu o que hoje é o Screen Gems Studios em Wilmington, na Carolina do Norte, onde foram realizados vários longas de sua empresa, desde fracassos gigantescos como “King Kong 2” (1986) até hits inesperados como “Uma Janela Suspeita” (1987), ambos produzidos por Martha.

O casal oficializou seu relacionamento em 1990. Eles não apenas se casaram como formaram uma sociedade profissional com o lançamento da produtora De Laurentiis Co., que emplacou vários sucessos. A lista inclui “Hannibal” (2001), “Dragão Vermelho” (2002) e “Hannibal, a Origem do Mal” (2007), adaptações da obra literária de Richard Harris, que serviram como continuação e prólogos de “O Silêncio dos Inocentes” (1991).

Após a morte de Dino em 2010, Martha continuou como chefe da De Laurentiis Co, por onde desenvolveu a série “Hannibal”, que trouxe Mads Mikkelsen como o serial killer Hannibal Lecter ao longo de três temporadas elogiadíssimas.

Entre seus últimos trabalhos estão o filme “Ártico” (2018) na Netflix, também estrelado por Mikkelsen, e o desenvolvimento do remake de “Chamas da Vingança”, atualmente em pós-produção para uma estreia em 2022.