História de sobrevivente do voo da Chapecoense vai virar filme

O cineasta colombiano Gustavo Nieto Roa anunciou na quinta-feira (2/12), em Medellín, a produção de um filme baseado na história do ex-jogador Helio Zampier Neto, um dos sobreviventes da queda do avião […]

Instagram/Helio Zampier Neto

O cineasta colombiano Gustavo Nieto Roa anunciou na quinta-feira (2/12), em Medellín, a produção de um filme baseado na história do ex-jogador Helio Zampier Neto, um dos sobreviventes da queda do avião da Chapecoense, que na última segunda completou cinco anos.

Intitulado “O Último Sobrevivente”, o filme terá locações na Colômbia e no Brasil e contará parte da infância de Neto, seu tempo como atleta e o resgate milagroso após o acidente aéreo que deixou 71 mortos, após a queda do avião com o time em uma colina, ao ficar sem combustível três minutos antes do pouso previsto em um aeroporto perto de Medellín em novembro de 2016.

“Estou orgulhoso deste filme baseado em fatos, que tem a ver com vida e morte”, declarou Nieto Roa em entrevista coletiva.

O longa vai detalhar o sonho premonitório de Neto sobre o acidente com o avião que levava a Chapecoense para disputar a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional. Mas também vai contar a história do jogador de futebol que começou “muito pobre quando criança” e teve que superar vários obstáculos para se tornar um profissional.

“Essa história é cinematográfica em si mesma”, disse o diretor.

O ex-zagueiro da Chape participou da coletiva, garantindo que seu objetivo não é dinheiro, sucesso ou fama, mas desejo é compartilhar o projeto com todas as famílias das vítimas da tragédia. Por isso, uma porcentagem da renda do filme será doada à Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Voo da Chapecoense.

A ideia é lançar em 2023, quando a Chapecoense completará 50 anos de fundação.

Diretor veterano, Gustavo Nieto Roa tem 13 filmes no currículo, incluindo a comédia romântica “Entre Lençóis” (2007), filmada no Rio com Reynaldo Gianecchini e Paolla Oliveira.