Billie Eilish e Velvet Underground disputam Oscar de Melhor Documentário

A lista de pré-selecionados da categoria de Melhor Documentário do Oscar 2021 tem filmes políticos, históricos e musicais. A seleção divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA nesta terça […]

Divulgação/Apple

A lista de pré-selecionados da categoria de Melhor Documentário do Oscar 2021 tem filmes políticos, históricos e musicais.

A seleção divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA nesta terça (21/12) chama atenção para a temática da pandemia, com títulos como “The First Wave” e “In the Same Breath – Verdades e Mentiras da Pandemia”.

Mas os favoritos são uma animação, a produção dinamarquesa “Flee” sobre a trajetória de um refugiado, e um registro musical, “Summer of Soul (…Ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)”.

Já eleito Melhor Documentário do ano pela premiação Critics Choice, “Summer of Soul”, que resgata a memória do festival de música e cultura do Harlem de 1969, tem a companhia de duas outras produções musicais: “Billie Eilish: The World’s a Little Blurry”, sobre o começo da carreira da cantora Billie Eilish em seu quarto de adolescente, e “The Velvet Underground”, que conta a história da banda nova-iorquina do título, responsável por uma revolução sonora e temática no rock dos anos 1960.

Os cinco indicados (finalistas) da categoria serão anunciados no dia 8 de fevereiro. Já a premiação está marcada para 27 de março, com transmissão ao vivo de Los Angeles para o Brasil pelo canal pago TNT e pela plataforma Globoplay.

Veja abaixo a lista dos pré-selecionados.

Melhor Documentário
“Ascension”
“Attica”
“Billie Eilish: The World’s a Little Blurry”
“Faya Dayi”
“The First Wave”
“Flee”
“In the Same Breath – Verdades e Mentiras da Pandemia”
“Julia”
“President”
“Procession”
“The Rescue”
“Simple as Water”
“Summer of Soul (…Ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)”
“The Velvet Underground”
“Writing with Fire”