“Yellowstone” estreou sua 4ª temporada com audiência recorde na TV americana. Exibida na noite de domingo (7/9) no canal pago Paramount, a volta da série atraiu o maior público de sua trajetória: um total impressionante de 8 milhões de telespectadores em sua exibição inicial nos EUA.
O western contemporâneo foi retomado após o protagonista (Kevin Costner!) ser baleado e deixado para morrer na beira de uma estrada no final da temporada anterior, o que deixou o público especialmente ansioso.
O número revelado pela auditoria de audiência da Nielsen representou um aumento colossal de 104% em relação à estreia da 3ª temporada no ano passado (4,2 milhões) e transforma “Yellowstone” na nova “The Walking Dead”. Isto é, a série mais assistida da TV paga desde que “The Walking Dead” quebrou todos os recordes em 2018.
Para se ter ideia do tamanho da façanha, o final grandioso de “Game of Thrones” atraiu “apenas” 6,6 milhões de telespectadores no dia de sua transmissão em 2019 na HBO.
A série da Paramount também atingiu um novo recorde na faixa demográfica de adultos de 18 a 49 anos, obtendo uma classificação de 3,26 pontos, um aumento de 82% em relação à estreia da 3ª temporada. Em relação à média da 3ª temporada, a diferença foi ainda maior: um aumento de 119% (3,26 contra 1,49).
Mas o público americano não viu “Yellowstone” apenas na Paramount. Ela também foi transmitida nos canais pagos CMT, TV Land & Pop, e juntando todas as exibições a estreia da 4ª temporada atraiu 9,5 milhões de telespectadores, um aumento de 86% em relação à estreia da 3ª temporada nos mesmos canais (5,1 milhões).
Quando a conta passa a incluir as reprises que foram ao ar na mesma noite, a audiência cativa sobe para 11,2 milhões de telespectadores. Trata-se da primeira série a chegar perto do recorde de “The Walking Dead”, que já foi vista por 16,1 milhões em seu auge.
Primeira série semanal estrelada por Kevin Costner (“Robin Hood”, “Dança com Lobos”), que anteriormente só tinha feito a minissérie premiada “Hatfields & McCoys” (2012) para a TV, “Yellowstone” também foi a primeira atração televisiva criada pelo cineasta Taylor Sheridan, que foi indicado ao Oscar 2017 pelo roteiro de “A Qualquer Custo” (2016) e estreou como diretor com “Terra Selvagem” (2017), vencendo um prêmio no Festival de Cannes.
Sheridan assina os roteiros, a produção e a direção da atração, que aborda o mesmo universo de seus filmes premiados: o interior rural dos Estados Unidos, onde os homens ainda usam chapéus de cowboy, andam a cavalo (e helicóptero) e são rápidos no gatilho. Por sinal, o ator indígena Gil Birmingham, que trabalhou nos dois filmes citados de Sheridan, também está no elenco da atração.
“Taylor criou um mundo fascinante que nosso notável elenco liderado por Kevin Costner dá vida de uma forma que o público não se cansa”, disse Chris McCarthy, presidente e CEO do MTV Entertainment Group, responsável pelos canais da Paramount. “Os números de estreia da 4ª temporada de ‘Yellowstone’ são apenas mais uma razão pela qual estamos entusiasmados em aprofundar nosso relacionamento com Taylor e capitalizar sobre este tremendo momento construindo a franquia ‘Yellowstone’ juntos.”
De fato, o sucesso é tanto que a série vai ganhar um spin-off, “1883”, com estreia marcada para dezembro exclusivamente em streaming, na plataforma Paramount+.
No Brasil, “Yellowstone” também é disponibilizada na Paramount+.