Diretor de “Jurassic World” vai filmar história real dos sobreviventes dos Andes

O cineasta espanhol JA Bayona, de “O Impossível” e “Jurassic World: Reino Ameaçado”, anunciou nesta segunda (29/11) o começo de sua nova produção, “Sociedade da Neve” (Society of the Snow), um filme […]

Instagram/JA Bayona

O cineasta espanhol JA Bayona, de “O Impossível” e “Jurassic World: Reino Ameaçado”, anunciou nesta segunda (29/11) o começo de sua nova produção, “Sociedade da Neve” (Society of the Snow), um filme de desastre e canibalismo, que pretende contar a verdadeira história dos sobreviventes dos Andes.

O anúncio foi feito pelo Instagram com um vídeo gravado no local exato em que uma equipe de rúgbi uruguaia ficou isolada, após sofrer um acidente de avião em 1972 nas cordilheiras dos Andes. Apenas 16 dos 45 passageiros foram resgatados com vida, após serem forçados a recorrer a medidas extremas para sobreviver num dos locais mais ermos e gelados do mundo por vários meses.

Baseado no livro “La Sociedad de la Nieve”, de Pablo Vierci, o filme tem roteiro do próprio Beyona em parceria com Bernat Vilaplana (editor de “Jurassic World: Reino Ameaçado”), Jaime Marques e Nicolás Casariego (ambos de “Intrusos”), e será lançado na Netflix.

As filmagens vão incluir locações na Sierra Nevada, na Espanha, em Montevidéu, no Uruguai, e em vários locais da Cordilheira dos Andes, tanto no Chile quanto na Argentina, incluindo o Valle de las Lágrimas, local onde ocorreu o verdadeiro acidente – e onde Bayona gravou seu anúncio.

“Foi durante o processo de preparação de ‘O Impossível’ que descobri ‘Sociedade da Neve’, a fascinante crônica de Pablo Vierci sobre a tragédia dos Andes”, disse Bayona sobre o projeto.

“Mais de dez anos depois, o meu fascínio pelo romance permanece intacto e fico feliz por enfrentar o desafio que se avizinha: contar um dos acontecimentos mais lembrados do século 20, com toda a complexidade que implica uma história que dá muita relevância para os sobreviventes, bem como para aqueles que nunca voltaram das montanhas. Também enfrento isso em espanhol, idioma ao qual volto com entusiasmo depois de 14 anos sem filmar em meu próprio idioma e com uma equipe de jovens atores uruguaios e argentinos, com quem estou totalmente entusiasmado”.

O elenco inclui Enzo Vogrincic Roldán, Matías Recalt, Agustín Pardella, Tomas Wolf, Diego Ariel Vegezzi, Esteban Kukuriczka, Francisco Romero, Rafael Federman, Felipe González Otaño, Agustín Della Corte, Valentino Alonso, Simón Hempe, Fernando Contigiani García, Benjamim Segura, Jerónimo Bosia.