Divulgação/CBS

Mark Harmon se despede da série “NCIS”

A longeva série “NCIS” se despediu de seu ator principal. O episódio exibido na noite de segunda-feira (11/10) foi o último de Mark Harmon como protagonista, após 18 anos interpretando Leroy Jethro Gibbs – desde a introdução do personagem em “JAG” no ano de 2003.

Especulações sobre a saída de Harmon começaram há vários meses. Ele assinou um acordo para continuar em “NCIS” (da qual também é produtor executivo) na 19ª temporada, mas o acordo garantia apenas sua participação em uma capacidade limitada.

O episódio de segunda-feira, o quarto da 19ª temporada, terminou com Gibbs optando por não retornar ao seu trabalho na equipe de NCIS. “Não vou voltar, Tim”, disse Gibbs ao Agente Especial Timothy McGee (Sean Murray). “Eu não vou voltar para casa”. Em vez disso, Gibbs optou por permanecer no Alasca, onde ele e McGee rastrearam um assassino contratado por uma empresa de mineração.

A decisão do personagem levou em conta o fato dele quase ter morrido na explosão de um barco no final da temporada anterior.

Mas embora Gibbs tenha saído da série mais antiga e mais assistida da rede CBS, seu intérprete vai continuar creditado como produtor executivo. Por conta disso, o showrunner Steven D. Binder deixa a porta aberta para que Harmon possa retornar em algum momento no futuro.

“Como produtor executivo e querido amigo, Mark continua a ser uma parte integrante da série”, disse Binder em comunicado. “Nossa estrela guia sempre foi fiel aos nossos personagens, e essa verdade sempre norteou as histórias que contamos e para onde os personagens rumam. Então, em relação ao futuro de Gibbs, como os fãs de longa data da série devem ter notado ao longo dos anos… nunca desconsidere Leroy Jethro Gibbs. ”

Para compensar a despedida, “NCIS” adicionou os atores Katrina Law (“Arrow”) e Gary Cole (“Veep”) como reforço no elenco da 19ª temporada. Eles passam a estrelar a série ao lado dos membros de longa data Sean Murray, Brian Dietzen, Rocky Carroll e David McCallum, além de Wilmer Valderrama e Diona Reasonover, que se juntaram à série nas temporadas de número 14 e 15, respectivamente.

No Brasil, “NCIS” faz parte da programação do canal pago AXN.