blank Divulgação/Warner Bros.

Diretor de “Duna” critica filmes da Marvel: “cópia e cola de outros”

O diretor de “Duna”, Denis Villeneuve, resolveu deixa a diplomacia de lado ao criticar gratuitamente os filmes da Marvel Studios, durante entrevista concedida ao jornal espanhol El Mundo. Segundo o cineasta, o estúdio só faz produções que são mera repetição de filmes melhores.

“Há muitos filmes da Marvel que não são mais do que um copia e cola de outros”, disse Villeneuve.

Não é a primeira vez que o cineasta canadense critica os filmes de super-heróis distribuídos pela Disney. Mas ele nunca foi tão radical.

Villeneuve já tinha cutucado levemente a Marvel numa matéria da revista Harper’s Bazaar ao elogiar a vencedora do Oscar Chloé Zhao (“Nomadland”), que assina o próximo lançamento do estúdio, “Eternos”. “Acho que o que você está trazendo para o cinema é essencial. É como o oxigênio necessário na sala. Sou seu maior fã. Acho genial que a Marvel tenha abordado você, porque você é esteticamente o oposto radical deles”, ele disse para Zhao.

Vale apontar que o filme anterior de Villeneuve, “Blade Runne 2049”, foi uma continuação e o atual, “Duna”, é um remake.

Já o Marvel Studios realiza uma experiência cinematográfica nunca vista antes na História do Cinema, ao criar um universo compartilhado entre todos os seus filmes, numa transposição da narrativa contínua dos quadrinhos da editora para as telas.