Divulgação/Hawai‘i Academy of Recording Arts

Al Harrington (1935–2021)

O ator Al Harrington, conhecido por seu papel na versão original da série “Havaí Cinco-0”, morreu na terça-feira (21/9) em Honolulu aos 85 anos, uma semana após sofrer um derrame.

Nascido nas ilhas da Samoa Ocidental, Harrington se mudou com a família para o Havaí aos quatro anos de idade e começou sua carreira fazendo pequenas figurações na 1ª temporada de “Havaí Cinco-0”, lançada em 1968. Ele apareceu em vários episódios em diferentes papéis até ser oficializado como o detetive Ben Kokua, integrante da equipe Cinco-0 de Steve McGarrett (Jack Lord) a partir da 5ª temporada, vindo a integrar o elenco fixo da atração por dois anos, de 1972 a 1974.

Além de “Havaí Cinco-0”, também apareceu em “As Panteras”, “Magnum” e “Os Jeffersons”, e interpretou um âncora de TV no blockbuster “Forrest Gump” (1994), entre outros papéis.

Em 2011, Harrington se tornou um dos raros atores do “Havaí Cinco-0” original a participar da produção do reboot contemporâneo, vivendo o personagem Mamo Kahike, um velho amigo da família de Steve McGarrett (Alex O’Loughlin), como integrante do elenco recorrente. Ele apareceu esporadicamente, mas de forma consistente, em 10 episódios de “Hawaii Five-0” até 2018.

Harrington também teve uma carreira paralela como cantor e foi homenageado em 2018 com um troféu da Academia Havaiana de Gravações Artísticas por suas realizações.