Divulgação/20th Century Fox

Ridley Scott será homenageado no Festival de Veneza com prêmio especial

O cineasta britânico Ridley Scott (“Perdido em Marte”) será homenageado na próxima edição do Festival de Veneza, que acontece entre 1º e 11 de setembro, com o prêmio Glory to the Filmmaker (glória ao cineasta).

A honraria homenageia personalidades que tenham marcado o cinema contemporâneo de maneira original e será entregue a Scott em 10 de setembro, acompanhando a projeção de seu novo filme, “O Último Duelo”, com Matt Damon, Adam Driver, Jodie Comer e Ben Affleck. O longa será exibido em sessão especial fora de competição.

“A abordagem pessoal ao cinema de gênero, capaz de conciliar as exigências do espetáculo, as expectativas do grande público e as demandas dos críticos, constitui o elemento que mais distingue o cinema de Ridley Scott”, disse o diretor do Festival de Veneza, Alberto Barbera, em comunicado oficial.

Entre os filmes “de gênero” mais famosos do diretor estão “Alien” e “Blade Runner”, obras que mais influenciaram a ficção científica moderna.

Criado em 2006, o prêmio Glory to the Filmmaker já homenageou astros como Sylvester Stallone, Al Pacino, Spike Lee, Ettore Scola, Costa-Gavras e Abel Ferrara.