Saginaw Grant (1936-2021)

O ator nativo-americano Saginaw Grant, que interpretou o chefe da tribo de “O Cavaleiro Solitário”, morreu na quarta-feira (28/7) durante o sono, de causas naturais em uma instituição de saúde privada em […]

Instagram/Saginaw Grant

O ator nativo-americano Saginaw Grant, que interpretou o chefe da tribo de “O Cavaleiro Solitário”, morreu na quarta-feira (28/7) durante o sono, de causas naturais em uma instituição de saúde privada em Hollywood. Ele tinha 85 anos.

Seu primeiro trabalho como ator foi num comercial de carros da Chrysler na década de 1980, que o levou a ser escalado em “A Festa da Guerra” (1988), drama de Franc Roddam sobre a encenação de uma batalha histórica entre índios e a cavalaria americana que termina em briga racial e mortes.

Depois de aparecer na série “O Jovem Indiana Jones”, ele passou a integrar o elenco fixo de “Harts of the West”, estrelada por Beau Bridges e seu pai, Lloyd Bridges, entre 1993 e 1994. Curiosamente, ainda interpretou o mesmo Auggie de “Harts of the West” numa participação no desfecho de “Breaking Bad”, vendendo um carro para Walter White (Bryan Cranton) no antepenúltimo episódio da atração, “Ozymandias”, de 2013.

O ator apareceu em episódios de “Nash Bridges”, “Baywatch”, “My Name Is Earl”, “Saving Grace”, “American Horror Story”, “Shameless”, “The League”, “Baskets” e “Veep”. Mas desde que interpretou um pajé no filme independente de 1996, “Small Time”, passou a se dedicar mais ao cinema.

Ele chegou e contracenar duas vezes com Anthony Hopkins, em “Desafiando os Limites” (2005) e “Um Sonho Dentro de um Sonho” (2007). Atuou também com Pierce Brosnan em “O Guerreiro da Paz” (1999), Johnny Depp em “O Cavaleiro Solitário” (2013), Jean-Claude Van Damme em “Jogo Sujo” (2014) e Adam Sandler em “Os 6 Ridículos” (2015).

Seu último filme foi “Valley of the Gods” (2019), do polonês Lech Majewski.

Saginaw Morgan Grant também serviu no Corpo de Fuzileiros Navais durante a Guerra da Coréia e participava de grupos de nativos veteranos de guerra, lutando pelo reconhecimento dos feitos dos índios no serviço militar dos EUA. Além disso, era o chefe hereditário e curandeiro da tribo Sac & Fox, e viajou o mundo falando de suas tradições, suas experiências e sua fé.