Samuel L. Jackson, Elaine May e Liv Ullman vão ganhar Oscar honorário

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA, responsável pela cerimônia do Oscar, anunciou os homenageados da próxima premiação da entidade. O atores Samuel L. Jackson (“Pulp Fiction”), Elaine May (“Trapaceiros”) […]

Instagram/Samuel L. Jackson

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA, responsável pela cerimônia do Oscar, anunciou os homenageados da próxima premiação da entidade. O atores Samuel L. Jackson (“Pulp Fiction”), Elaine May (“Trapaceiros”) e Liv Ullmann (“Gritos e Sussurros”) receberão Oscars Honorários por suas carreiras, enquanto Danny Glover (“Máquina Mortífera”) será laureado com o Prêmio Humanitário Jean Hersholt.

A escolha dos homenageados foi decidida por votação do comitê organizador, denominado de Governadores da Academia.

“Estamos entusiasmados em apresentar o Prêmio dos Governadores deste ano a quatro homenageados que tiveram um impacto profundo no cinema e na sociedade”, disse o presidente da Academia, David Rubin, em comunicado divulgado nesta quinta (24/6).

“Sam Jackson é um ícone cultural cujo trabalho dinâmico ressoou em gêneros, gerações e públicos em todo o mundo, enquanto a abordagem ousada e intransigente de Elaine May para o cinema, como escritora, diretora e atriz, reverbera mais alto do que nunca entre os amantes do cinema. A bravura e a transparência emocional de Liv Ullmann dotaram o público de representações na tela profundamente comoventes, e a defesa de décadas de Danny Glover pela justiça e pelos direitos humanos reflete sua dedicação em reconhecer nossa humanidade compartilhada dentro e fora da tela”, acrescentou.

O Oscar Honorário é tradicionalmente concedido “para homenagear distinção extraordinária em realizações de uma vida inteira, contribuições excepcionais para as artes e ciências do cinema ou por serviços excepcionais à Academia”.

Já o Prêmio Humanitário Jean Hersholt é concedido “ao indivíduo cujos esforços humanitários contribuíram para a credibilidade da indústria” diante da sociedade civil.

A entrega dos troféus está marcada para o dia 15 de janeiro de 2022, durante um encontro de confraternização entre integrantes da Academia. O evento vai acontecer poucos dias antes da divulgação dos indicados ao Oscar, que serão conhecidos em 8 de fevereiro.

Os homenageados também devem participar da cerimônia de premiação do Oscar 2022, marcada para 27 de março, com transmissão ao vivo no Brasil pelos canais Globo e TNT, e a plataforma Globoplay.