Divulgação/Paramount

Walter Olkewicz (1948 – 2021)

O ator Walter Olkewicz, que interpretou o barman e crupiê Jacques Renault na série “Twin Peaks”, morreu na terça (6/4) aos 72 anos, em sua casa em Reseda, Los Angeles. Ele lutou com problemas de saúde durante os últimos 20 anos e passou por uma série de cirurgias no joelho que causaram infecções, o que o levou a ficar acamado.

Os fãs de “Seinfeld” o conhecem como Nick, o funcionário da TV a cabo no episódio “The Cadillac”, de 1996, enquanto os cinéfilos devem lembrá-lo mais como o advogado da máfia suicida do thriller “O Cliente” (1994). Mas ele vem atuando desde os anos 1970, quando estreou na sci-fi “Mundo Futuro: Ano 2003, Operação Terra” (1976), protagonizada por Peter Fonda.

Olkewicz também estrelou a série “Jogos de Damas”, ao lado de Linda Carter em 1984, recorreu em episódios de “Who’s the Boss?” e integrou o elenco de “Grace Under Fire”, criação de Chuck Lorre exibida de 1993 a 1998, entre muitas outras participações no cinema e na TV.

Seu papel mais famoso, porém, foi o do sórdido canadense Jacques Renault, irmão de Jean (Michael Parks) e Bernie (Clay Wilcox) na 1ª temporada de “Twin Peaks”, em 1990, que abusou de Laura Palmer na noite de sua morte. O personagem é assassinado por Leland, o pai de Laura, ao final da temporada. Mesmo assim, Olkewicz voltou a interpretá-lo nos prólogos cinematográficos “Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer” (1992) e “Twin Peaks: O Mistério” (2014, mas feito com sobras do longa dos anos 1990), além de aparecer no reboot “Twin Peaks: O Retorno” (2017) como outro personagem com o mesmo sobrenome, Jean-Michel Renault.

As participações em dois episódios do revival da série do cineasta David Lynch foram seus créditos finais. “Foi seu primeiro papel em quase 15 anos, e ele fez tudo atrás de um bar para encobrir o fato de que não conseguia ficar de pé”, observou seu filho na noite de quarta, ao anunciar o falecimento do ator.