Divulgação/20th Century Fox

Roteiristas de “O Predador” processam Disney para recuperar direitos da franquia

Os irmãos Jim e John Thomas, que escreveram a sci-fi clássica “O Predador”, sucesso nos cinemas em 1987, entraram com uma ação judicial contra a Disney para recuperar os direitos da franquia.

A Disney adquiriu os direitos de “O Predador” após comprar o estúdio 20th Century Fox, que produziu o filme original. Agora, os irmãos buscam valer uma lei de restituição de direitos autorais, que pode ser acionada 35 anos depois do trabalho realizado.

A data válida para a retomada dos direitos reclamados por Jim e John Thomas é no próximo sábado (17/4). Eles afirmam que já enviaram notificações anteriormente, mas nunca foram respondidos.

“O Predador” foi um dos filmes mais bem-sucedidos protagonizados por Arnold Schwarzenegger, e virou franquia ao gerar mais três sequências – a última em 2018 – , além dois filmes do spin-off “Alien vs. Predador”.

A disputa judicial pode fazer com que a Disney desista de novos projetos que envolvam a franquia. Uma nova continuação de “O Predador” chegou a ser anunciada no final do ano passado, com direção de Dan Trachtenberg (“Rua Cloverfield, 10”).