Anitta, Mark Ruffalo e outros artistas compartilham vídeo contra Bolsonaro

Vários artistas brasileiros, como Anitta, Gregorio Duvivier, Caetano Veloso, Felipe Neto, e até estrangeiros, como Mark Ruffalo (o Hulk dos Vingadores), estão compartilhando um vídeo em suas redes sociais em que pedem […]

Divulgação/Palácio do Planalto

Vários artistas brasileiros, como Anitta, Gregorio Duvivier, Caetano Veloso, Felipe Neto, e até estrangeiros, como Mark Ruffalo (o Hulk dos Vingadores), estão compartilhando um vídeo em suas redes sociais em que pedem para o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não confiar em Jair Bolsonaro para um acordo sobre o meio ambiente.

A mensagem compartilhada pelos artistas chama Bolsonaro de “extremista” e pede para que o presidente americano não negocie o “futuro da Amazônia” com ele, afirmando que se trata de um pedido dos brasileiros. “Ele declarou guerra contra nós, contra o povo indígena e a democracia. Ele está espalhando covid, mentiras e ódio. Ele é um extremista que disse que sua eleição foi uma fraude. Não confie neste homem”, alerta o vídeo.

Concebido pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), o vídeo reflete uma carta assinada por quase 200 organizações brasileiras, que alerta sobre o risco de uma negociação a portas fechadas entre Bolsonaro e Biden. O comunicado afirma que os dois presidentes estão mantendo contato sobre o tema há mais de um mês.

O anúncio de um acordo entre Brasil e EUA é esperado na cúpula sobre o clima convocada por Joe Biden para os dias 22 e 23 de abril. De acordo com fontes ligadas à negociação, o Brasil pode receber recursos sob a justificativa de proteger a Amazônia. Entretanto, as prioridades de Bolsonaro para a região são a mineração, o uso comercial do território e a diminuição da proteção das áreas indígenas.

Veja baixo o vídeo compartilhado internacionalmente.