Anitta exalta Rio que turista não vê no clipe de “Girl from Rio”

Anitta lançou o clipe de “Girl from Rio” (Garota do Rio), música cantada em inglês, que usa e abusa de referências musicais à “Garota de Ipanema”, para exaltar com ironia as garotas […]

Instagram/Anitta

Anitta lançou o clipe de “Girl from Rio” (Garota do Rio), música cantada em inglês, que usa e abusa de referências musicais à “Garota de Ipanema”, para exaltar com ironia as garotas de Ramos.

Após uma abertura inspirada em musicais hollywoodianos dos anos 1940 – época de Carmen Miranda e postais de País Tropical – , Anitta põe para quebrar a quarta parede para mostrar o Rio que os turistas não veem. “Deixe eu te contar sobre um Rio diferente”, ela canta, no instante que cenas de uma Copacabana artificial são substituídas por ônibus lotado e banhistas de carne, osso e banhas no Piscinão de Ramos.

Em meio ao churrasco com areia na praia, cervejas quentes, biquínis com estrias e muito demonstração explícita de amor, o vídeo celebra todas as formas das garotas do Rio. “Garotas gostosas, de onde eu venho, nós não parecemos modelos”, ela destaca, enquanto exalta os corpos imperfeitos. A conclusão de Anitta é certeira: “Você vai se apaixonar pela garota do Rio”.

Precedido por muitos teasers nas redes sociais e um meme viral com o ônibus da capa de seu single, o clipe acabou se provando merecedor de todo o hype. “Girl from Rio” é o complemento perfeito de “Vai Malandra”, celebrando a alegria carioca e o Rio que as novelas e séries brasileiras não mostram. Além do empoderamento feminino, que valoriza todos os corpos, também enfatiza o entretenimento público e inclusivo das classes baixas – não, “favela” não tem só crime. Um choque de cultura que pode surpreender não apenas turistas gringos.

O clipe também é o mais caro da carreira de Anitta – segundo ela, dava para gravar cinco vídeos com seu orçamento (não revelado) – e tem direção de Giovanni Bianco, responsável pelo trabalho que mudou radicalmente a história da cantora: “Bang”, em 2015.

O brasileiro radicado em Nova York costuma fazer campanhas para grifes como Miu Miu, Versace, Dolce & Gabbana, tem parcerias com artistas como Madonna e travou discussões quentes com Anitta nos bastidores produção de “Girl from Rio” – mais detalhes num vindouro making of.