Divulgação/Endorfilm

Festival de Berlim premia filme em que atores usam máscaras de proteção

O Festival de Berlim 2021 revelou nesta sexta (5/3) os vencedores de seus prêmios. De forma significativa, em um ano sem público, com exibição online restrita para um punhado de membros da indústria cinematográfica e imprensa, o Urso de Ouro foi para um filme estrelado por um elenco que aparece com máscaras de proteção em todas as cenas.

O vencedor foi o filme romeno “Bad Luck Banging or Loony Porn” (em tradução livre: “Sexo Azarado ou Pornô de Malucos”), do diretor Radu Jude, gravado inteiramente durante o lockdown do coronavírus, e com elenco assumindo a situação diante das câmeras, com o uso das máscaras.

Na trama, uma professora (Katia Pascariu) precisa lidar com o vazamento de sua sex tape na internet, em plena pandemia.

Ao anunciar o prêmio, o júri definiu a obra da seguinte forma: “É um filme elaborado, mas também selvagem. Inteligente, mas infantil. Geométrico, mas vibrante. Impreciso, mas da melhor forma possível. Ataca o espectador, evoca a discordância, mas não deixa que ninguém o ignore.”

Com a vitória, Radu Jude coloca um segundo Urso de Ouro em sua estante. Ele já tinha vencido o Festival de Berlim em 2015 com a aventura “Aferim!”.

O júri ainda deu Ursos de Prata para o japonês “Wheel of Fortune and Fantasy”, de Ryusuke Hamaguchi e para o alemão “Mr. Bachmann and His Class”, de Maria Speth.

O Brasil era representado por “A Última Floresta”, de Luiz Bolognesi (“Ex-Pajé”), que foi selecionado para participar da mostra paralela Panorama, mas saiu sem prêmios, embora com muitos elogios da crítica.

A 71ª edição do festival também marcou a primeira vez que a Berlinale concedeu um prêmio de interpretação “sem gênero”, em vez dos prêmios de melhor ator e atriz. Trata-se de uma inovação inédita entre as principais competições internacionais, mas que já vinha sendo adotada há alguns anos em eventos mais populares, como o MTV Movie & TV Awards.

A organização agora espera realizar uma segunda parte do evento, prevista para acontecer de 9 a 20 de junho, quando serão exibidos os filmes premiados para o público e entregues os troféus aos vencedores dos Ursos de Prata e de Ouro.

Confira abaixo a lista com todos os filmes premiados.

Urso de Ouro – Melhor Filme
“Bad Luck Banging or Loony Porn”, de Radu Jude (Romênia)

Urso de Prata – Grande Prêmio do Júri
“Wheel of Fortune and Fantasy”, de Ryusuke Hamaguchi (Japão)

Urso de Prata – Prêmio do Júri
“Mr Bachmann and His Class”, de Maria Speth (Alemanha)

Melhor Direção
Dénes Nagy, por “Natural Light” (Hungria)

Melhor Intérprete
Maren Eggert, por “I’m Your Man” (Alemanha)

Melhor Intérprete Coadjuvante
Lilla Kizlinger, por “Forrest: I See You Everywhere” (Hungria)

Melhor Roteiro
Hong Sangsoo, por “Introduction” (Coreia do Sul)

Melhor Contribuição Artística
Yibran Asuad, pela edição de “A Cop Movie” (México)

Melhor Filme da Seção Panorama
“We” (França)

Prêmio de Júri da Seção Panorama
“Taste” (Vietnã)

Menção Especial da Seção Panorama
“Rock Bottom River” (EUA)

Melhor Direção da Seção Panorama
Ramon & Silvan Zürcher, por “The Girl and the Spider” (Suíça)
Denis Côté, por “Social Hygiene” (Canadá)