Divulgação/MGM

Cliff Simon (1962 – 2021)

O ator Cliff Simon, que ficou conhecido ao interpretar o vilão Ba-al na série “Stargate SG-1”, morreu em um acidente de kiteboard na terça-feira (9/3) na praia de Topanga, em Los Angeles. Sua esposa Collette relatou sua morte em sua página do Facebook neste fim de semana.

Nascido na África do Sul, Simon era um jovem atleta que competiu em provas olímpicas de natação, mas acabou seguindo outro caminho ao entrar na Força Aérea sul-africana. Perdendo a época de desenvolvimento esportivo, ele passou a dar aulas de windsurf e esqui aquático atpe se mudar para Paris, onde se tornou dançarino na célebre casa de espetáculos Moulin Rouge. Ele chegou a escrever um livro sobre esta experiência, chamado “Paris Nights: My Year at the Moulin Rouge”.

Retornando de Paris, Simon foi escalado para a série sul-africana “Egoli – Place of Gold”. A boa repercussão o fez apostar nessa nova linha de trabalho e se mudar para Los Angeles, nos EUA. Depois de uma participação especial em “Nash Bridges”, ele ganhou o papel de Ba’al em “Stargate SG-1”, permanecendo na série por cinco temporadas.

Ele ainda retomou o papel no telefilme “Stargate: Linha do Tempo”, de 2008, além de ter participado de inúmeros episódios de séries semanais, entre elas “Castle”, “NCIS”, “The Americans” e “24 Horas”, geralmente como vilão ou agente de um país inimigo. Seu último trabalho foi como produtor da série documental “Into the Unknown”, do canal pago History.