Senhor Cabeça de Batata vai mudar de nome para adotar neutralidade de gênero

A linha de brinquedos do Senhor Cabeça de Batata, uma das mais populares dos EUA, que inclusive integra a franquia “Toy Story”, vai mudar de nome. A Hasbro, sua fabricante, anunciou que […]

Divulgação/Hasbro

A linha de brinquedos do Senhor Cabeça de Batata, uma das mais populares dos EUA, que inclusive integra a franquia “Toy Story”, vai mudar de nome. A Hasbro, sua fabricante, anunciou que está aposentando o “Senhor” do nome do produto para adotar neutralidade de gênero e torná-lo mais inclusivo.

“A Hasbro quer garantir que todos se sintam bem-vindos no mundo Cabeça de Batata e vai retirar oficialmente o termo ‘Senhor’ da marca e aposentar o logotipo ‘Senhor Cabeça de Batata’ para promover a igualdade de gênero e inclusão”, disse a fabricante, em um comunicado.

No Twitter, a empresa explicou que a mudança está vinculada apenas à marca e não aos personagens. Isto é, o brinquedo Cabeça de Batata inclui o Senhor e a Senhora Cabeça de Batata, que continuarão sendo chamados desta forma. Veja abaixo.

Parece confuso, mas imagine assim: Transformers é o nome de um linha de brinquedos, e Bumblebee e Megatron são personagens desse universo. Cabeça de Batata representa agora o nome de uma linha que inclui o Senhor, a Senhora e até o Bebê Cabeça de Batata.

Além destes personagens tradicionais, a Hasbro afirmou que vai lançar um novo conjunto de brinquedos sem o título de “Senhor” e “Senhora” Cabeça de Batata, permitindo às crianças que criem suas próprias famílias com personagens do gênero que quiserem.

A iniciativa acontece dois anos após a Mattel, outra fabricante de brinquedos, lançar uma linha de bonecos personalizáveis de gênero neutro chamada Creatable World, que permite que “as crianças criem seus personagens”. A caixa inclui várias opções de guarda-roupa, acessórios e perucas para que as crianças possam estilizar os bonecos “com cabelo curto ou comprido, com saia, calça ou ambos”.

O brinquedo original do Senhor Cabeça de Batata tem sido um carro-chefe da Hasbro desde que foi lançado em 1952. E foi responsável por um feito histórico, como o primeiro brinquedo a ser anunciado na televisão dos Estados Unidos.

Em “Toy Story”, o Senhor Cabeça de Batata tem a companhia da Senhora Cabeça de Batata.