Ng Man-tat (1951 – 2021)

O ator Ng Man-tat, estrela de “Kung Fu Futebol Club” (Shaolin Soccer) e colaborador frequente do cineasta Stephen Chow, morreu em Hong Kong no sábado de câncer de fígado. Ele tinha 70 […]

Wikipedia Commons

O ator Ng Man-tat, estrela de “Kung Fu Futebol Club” (Shaolin Soccer) e colaborador frequente do cineasta Stephen Chow, morreu em Hong Kong no sábado de câncer de fígado. Ele tinha 70 anos e estava acompanhado de sua esposa e filhos.

Nascido na província de Fujian, na China, Ng começou sua carreira em 1975, com a participação em diversas comédias, e após acumular experiência no cinema destacou-se num papel recorrente na série de aventuras “The Legend of the Condor Heroes”, que foi um grande sucesso televisivo de Hong Kong nos anos 1980.

Em 1989, ele atuou pela primeira vez ao lado de Stephen Chow, que se tornaria seu parceiro frequente em filmes do estilo “mo lei tau”, um gênero popular de Hong Kong que equivale à comédia pastelão. Chow e Ng se tornaram os principais representantes do gênero.

Com o sucesso de “O Monge Trapalhão” (1993) e o fenômeno de “A Chinese Odyssey” (1995), que ganhou continuação no ano seguinte, eles encontraram um novo filão, juntando fantasia e artes marciais ao humor nonsense. Logo, Chow passou para trás das câmeras, investindo cada vez mais nessa mistura de gêneros. Mas o sucesso inicial em “Os Deuses da Cozinha” (1996) e outras produções não lhes preparou para o que viria a seguir.

Com “Kung Fu Futebol Club” (2001), o humor pastelão de Chow e Man-tat deixou de ser um segredo de Hong Kong para encantar o público de todo o mundo. Na trama, Ng encarnou Golden Leg Fung, um antigo astro do futebol que ajuda um grupo improvável de lutadores de kung fu, chamado Time Shaolin, a jogar o esporte. A comédia venceu inúmeros prêmios da crítica e da indústria cinematográfica asiática, incluindo Melhor Filme do ano de Hong Kong, e rendeu bilheteria internacional.

A parceria, porém, se desfez em seguida, com Chow decidindo estrelar ele mesmo seus filmes e alcançando ainda maior sucesso com “Kung-Fusão” (2004).

Os créditos finais de Ng incluem a comédia “Basquete Shaolin: Águias das Quadras” (2008), a sci-fi “Terra à Deriva” (2019) e o filme de kung fu “Rising Shaolin: The Protector”, seu último trabalho, lançado há duas semanas na China.