Daft Punk anuncia fim da banda com clipe explosivo

A dupla francesa Daft Punk, responsável por uma revolução na dance music nos anos 1990, anunciou sua separação. Após quase 30 anos de atividade e hits como “Da Funk”, “Harder, Better, Faster, […]

Divulgação/Daft Arts

A dupla francesa Daft Punk, responsável por uma revolução na dance music nos anos 1990, anunciou sua separação.

Após quase 30 anos de atividade e hits como “Da Funk”, “Harder, Better, Faster, Stronger” e “Get Lucky”, Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter se despediram com um clipe explosivo, extraído do final de seu filme vanguardista “Daft Punk’s Electroma”, lançado em 2006.

Intitulado “Epilogue”, o vídeo mostra a dupla no deserto, indo cada um para um lado, enquanto uma bomba relógio conta os segundos para deixar um deles em pedaços. Lento e com quase oito minutos de duração, o vídeo termina com o sobrevivente caminhando para o horizonte, enquanto um obituário informa as datas de nascimento e de morte da banda.

Durante 28 anos de estrada, o Daft Punk lançou cinco álbuns. Mas o mais recente, “Random Access Memories” (2013), já tem quase uma década.

A banda também fez a trilha sonora do filme “TRON: O Legado” (2010) e venceu seis Grammys. Entre seus últimos trabalhos, destaca-se uma pareceria com um de seus discípulos, o cantor canadense The Weeknd nas músicas “Starboy” e “I Feel It Coming”.

Apresentando-se sempre com capacetes que escondiam suas verdadeiras identidades, eles investiram na ideia de que seriam robôs e criavam música robótica. Por meio de seus sintetizadores e batidas eletrônicas, deram nova vida à house music, ao mesclarem a música dançante americana com a ferveção das discotheques parisienses. Desta mistura nasceu a nu disco, e o que era uma cena underground local se transformou num fenômeno mundial.

Daft Punk deixa muitos adeptos de seu estilo musical. Além de The Weeknd, também se pode citar Dua Lipa entre seus mais famosos seguidores.