BAFTA Awards 2021: Bacurau é semifinalista no “Oscar britânico”

O filme brasileiro “Bacurau” passou pela primeira peneira do BAFTA Awards 2021 (o Oscar britânico) e é um dos 15 longas-metragens que concorrem a uma vaga entre os indicados finais na categoria […]

Divulgação/Vitrine Filmes

O filme brasileiro “Bacurau” passou pela primeira peneira do BAFTA Awards 2021 (o Oscar britânico) e é um dos 15 longas-metragens que concorrem a uma vaga entre os indicados finais na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa da premiação.

A lista dos pré-selecionados foi divulgada nesta quinta (4/2) pela Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas (BAFTA, na sigla em inglês), junto com os finalistas em diversas outras categorias.

Assim como o Oscar, para conseguir indicações ao BAFTA os filmes passam por uma espécie de “eliminatória”, em que a longa lista de todos os filmes elegíveis é diminuída para 15 títulos. Um novo corte a partir desses semifinalistas resulta na lista definitiva dos indicados na premiação.

Para conseguir ser nomeado ao prêmio, o filme de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles precisará superar candidatos fortes, como o dinamarquês “Druk – Mais uma Rodada” (Another Round), que venceu o prêmio da Academia Europeia, o italiano “Rosa e Momo”, com Sophia Loren, e o americano (falado em coreano) “Minari”, que venceu o Festival de Sundance no ano passado.

A lista preliminar da categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa também incluiu “Os Miseráveis” (França), “Transtorno Explosivo” (Alemanha), “Collectiv” (Romênia), “Dorogie Tovarishchi” (Rússia), “Ya No Estoy Aquí” (México), “El Agente Topo” (Chile), “Nuevo Orden” (México), “The Painter and the Thief” (Noruega), “Quo Vadis, Aida?” (Bósnia), “O Traidor” (Itália) e “The Truffle Hunters” (Itália).

Os indicados serão anunciados em 9 de março e a cerimônia de premiação está marcada para 11 de abril, em Londres.