Apresentador de The Bachelor se afasta após comentários racistas

O apresentador americano Chris Harrison, que comanda o popular reality show “The Bachelor”, anunciou que vai deixar o programa após ser criticado por fazer comentários racistas. Harrison admitiu no Instagram que errou […]

Instagram/Chris Harrison

O apresentador americano Chris Harrison, que comanda o popular reality show “The Bachelor”, anunciou que vai deixar o programa após ser criticado por fazer comentários racistas.

Harrison admitiu no Instagram que errou ao defender uma concorrente do programa que teve que se desculpar por participar de uma festa temática do “Velho Sul” – a era dos Estados Unidos caracterizada por riqueza rural construída com trabalho escravo.

“Ao justificar o racismo histórico, eu o defendi”, escreveu. “Tenho vergonha de como estava desinformado. Eu estava muito errado. Para a comunidade negra, para a comunidade BIPOC: sinto muito. Minhas palavras doeram”, escreveu Harrison, usando uma sigla que, em inglês, designa comunidades indígenas, negras e “pessoas de cor” em geral.

À frente do reality show “The Bachelor” desde 2002, Harrison disse que depois de consultar a produtora Warner Bros. TV e a rede ABC, decidiu “se afastar por um período de tempo” de seu cargo.

O reality show “The Bachelor” gera em torno da seleção de uma mulher num grupo de candidatas para virar esposa em potencial de um homem solteiro (o bachelor do título em inglês).

A atual temporada conta com seu primeiro protagonista negro, e uma das concorrentes, que é branca e tida como favorita, foi criticada nas últimas semanas após o surgimento de fotos dela na festa temática racista que aconteceu em 2018.

Harrison já havia se desculpado antes de decidir se afastar. Ele tomou a decisão após uma petição por sua demissão ganhar força e chegar a quase 40 mil assinaturas.