George Clooney entra na produção da nova série de Buck Rogers

George Clooney pode estar indo para o futuro. O ator-cineasta está negociando com a Legendary participar da nova adaptação do herói especial Buck Rogers em múltiplas funções. O projeto está sendo desenvolvido […]

Divulgação/Universal

George Clooney pode estar indo para o futuro. O ator-cineasta está negociando com a Legendary participar da nova adaptação do herói especial Buck Rogers em múltiplas funções.

O projeto está sendo desenvolvido como série limitada, com roteiro de Brian K. Vaughan (criador dos quadrinhos de “Fugitivos”, da Marvel), com planos para lançar um filme e até uma produção animada se a atração inicial for um sucesso.

A princípio, Clooney embarcou no projeto como produtor executivo, via sua produtora Smokehouse Pictures, junto com o sócio Grant Heslov. Mas o projeto está sendo desenvolvido de olho numa grande estrela para o papel principal. Segundo o site The Hollywood Reporter, Clooney não descarta a possibilidade, mas atualmente não há um acordo de atuação entre ele e o estúdio Legendary, responsável pela adaptação.

Na produção, Clooney e Heslov se juntam a Don Murphy e Susan Montford, da Angry Films, cujos créditos incluem “Transformers” (2007) e “Gigantes de Aço” (2011), e Flint Dille, neto do criador original de Buck Rogers.

Herói da literatura pulp, Buck Rogers apareceu pela primeira vez na história “Armageddon 2419”, publicada nas páginas da revista de sci-fi barata “Amazing Stories” em 1928. Na trama escrita por Philip Francis Nowlan, um homem chamado Anthony Rogers fica preso em uma mina de carvão durante um desmoronamento, entra em animação suspensa e, ao estilo de Rip Van Winkle, acorda quase 500 anos no futuro, quando é alistado para lutar numa guerra entre várias gangues no que antes eram os EUA.

Anthony virou Buck Rogers no ano seguinte, ao ser transformado em quadrinhos pelo próprio Nowlan, com ilustrações de Dick Calkins, e publicado em pequenas tiras diárias na imprensa americana. Os quadrinhos fizeram a popularidade do personagem explodir em todo o país. Em pouco tempo, ele começou a ser transformado em brinquedos, programas de rádio e chegou ao cinema, num seriado de aventuras de 1939 estrelado por Buster Crabbe (que também foi Flash Gordon).

A primeira série televisiva do personagem foi exibida em 1950 e a última em 1979. Embora tenha quatro décadas, a atração estrelada pro Gil Gerard é lembrada até hoje por atualizar a história e transformar Rogers num astronauta que vai parar no século 25, quando a Terra é ameaçada por invasores alienígenas. A trama incluiu um assistente robô, chamado Twiki, que os produtores pretendiam explorar em vendas nas lojas de brinquedos. O criador desta versão, Glen A. Larson, também foi responsável por “Battlestar Galactica”, “Magnum” e “Supermáquina”.

Ao longo de sua existência, Buck Rogers inspirou vários heróis espaciais similares, sendo o mais famoso deles Flash Gordon. Até os desenhos do “Looney Tunes” assumiram sua influência, ao batizar um personagem astronauta de Patolino como Duck Dodgers.

Reveja abaixo um trailer estendido da série de 1979.