Noomi Rapace será Hamlet em filme com mudança de gênero

A atriz sueca Noomi Rapace (“Prometheus”) vai liderar o elenco de uma nova adaptação de “Hamlet”, que pretende ser a mais radical de todas. Desta vez, o personagem-título da peça clássica de […]

Divulgação/Netflix

A atriz sueca Noomi Rapace (“Prometheus”) vai liderar o elenco de uma nova adaptação de “Hamlet”, que pretende ser a mais radical de todas. Desta vez, o personagem-título da peça clássica de William Shakespeare sofrerá uma mudança de gênero, transformando-se em mulher.

A adaptação está sendo escrita pelo islandês Sjón Sigurdsson, autor de músicas da cantora Björk e dos roteiros dos vindouros “The Northman”, de Robert Eggers (“A Bruxa”), e “Lamb”, também estrelado por Rapace.

Já a direção ficou a cargo do cineasta iraniano Ali Abbasi, responsável pela impactante fantasia de monstros “Border” (2018). Por sinal, o filme vai reunir Abbasi com a mesma produtora de “Border”, a empresa sueca Meta Film.

Abbasi, que tem descendência sueco-dinamarquesa e se formou na Escola de Cinema Dinamarquesa, disse, em comunicado que o filme seria uma vingança contra Shakespeare. “Shakespeare roubou de nós a história de ‘Hamlet’. Agora é a nossa vez de reivindicá-la de volta e fazer uma versão tão insana e tão sangrenta que o fará virar em seu túmulo. Vamos tornar ‘Hamlet’ ótimo de novo!”

Noomi Rapace acrescentou: “’Hamlet’ é um projeto dos sonhos em sua forma mais pura e explosiva. Espero, sonho, desejo isso desde que sou atriz. Projeto isso tanto pelo material quanto pela aliança criativa que o cerca. Ali, Sjón e Meta representam para mim a criatividade do mais alto nível. Eles são verdadeiramente corajosos e inovadores em suas diferentes áreas e estão sempre no topo de seu jogo. Estrelar uma história dinamarquesa com um toque escandinavo e trazê-la ao mundo com este grupo de pessoas é um sonho.”