Marcus D’Amico (1965 – 2020)

O ator Marcus D’Amico, mais conhecido por sua interpretação como Michael “Mouse” Tolliver na minissérie original de “Crônicas de San Francisco” (Tales of the City) morreu em 16 de dezembro de pneumonia […]

Divulgação/Channel 4

O ator Marcus D’Amico, mais conhecido por sua interpretação como Michael “Mouse” Tolliver na minissérie original de “Crônicas de San Francisco” (Tales of the City) morreu em 16 de dezembro de pneumonia em Oxfordshire, Inglaterra, aos 55 anos.

A notícia foi compartilhada por sua irmã, Melissa D’Amico, chefe da agência de atuação juvenil do Reino Unido, APA Talent. “Não apenas perdi meu lindo irmão, mas o mundo perdeu um ator e diretor incrivelmente talentoso. Palavras não podem expressar o quanto sinto falta dele”, ela escreveu em um post no Instagram.

Mouse era o doce jardineiro (e confidente gay de Mary Ann Singleton, personagem de Laura Linney) que era diagnosticado com AIDS na série passada em de São Francisco, que estreou no Channel 4 britânico em 1993 – antes de ser transmitida na PBS nos Estados Unidos.

O personagem foi interpretado por Paul Hopkins em duas minisséries subsequentes, em 1998 e 2001, e por Murray Bartlett no reboot da Netflix em 2019.

Nascido em 4 de dezembro de 1965 em Frankfurt, Alemanha, e criado no Reino Unido, D’Amico foi indicado ao prêmio Olivier de melhor ator por interpretar Louis na produção de 1992 “Angels in America”, de Tony Kushner.

Na Broadway, ele recebeu o prêmio Theatre World por sua atuação como Eric Birling em um revival de 1994 de “An Inspector Calls”, dirigido por Stephen Daldry.

D’Amico também apareceu em filmes como “Superman II” (1980) e “Nascido para Matar” (Full Metal Jacket, 1987) de Stanley Kubrick – como o soldado apelidado de “Hand Job”. Mais recentemente, ele teve um papel na minissérie “The Alienist: Angel of Darkness” (2018).