Dublador do Mestre Yoda perde a voz

O famoso dublador Tom Kane, cujo trabalho diversificado inclui a voz do Mestre Yoda em várias temporadas de “Star Wars: The Clone Wars”, teve um derrame em novembro que o deixou praticamente […]

Instagram/Tom Kane

O famoso dublador Tom Kane, cujo trabalho diversificado inclui a voz do Mestre Yoda em várias temporadas de “Star Wars: The Clone Wars”, teve um derrame em novembro que o deixou praticamente incapaz de falar.

Sua filha revelou a notícia na página oficial do dublador no Facebook, explicando que seu pai tinha deixado de postar há dois meses porque sofreu um derrame no lado esquerdo, que lhe causou fraqueza no lado direito e danos ao centro da fala em seu cérebro. Embora ele ainda seja “muito ele mesmo”, o derrame o deixou com pouca capacidade de se comunicar verbalmente.

O post continua dizendo que a família encontrou para ele terapia ocupacional, fonoaudiológica e física – e eles estão esperançosos de que ele recupere essas funções perdidas -, mas que foram avisados ​​por um neurologista de que ele pode não conseguir fazer narrações novamente.

“Meu pai ainda está de bom humor e sua extrema teimosia o ajudou a mostrar melhorias na fala”, escreveu ela. A postagem foi repercutida por centenas de comentários de apoio, inclusive de Mark Hamill, o Luke Skywalker.

“Tom Kane é um ator extremamente talentoso e uma pessoa genuinamente legal. Estou ansioso para que ele tenha uma recuperação completa. Eu sei que a comunidade de dubladores e seus incontáveis ​​fãs se sentem exatamente da mesma maneira. Enviando amor para ele e toda a família Kane”, postou Hamill.

Um prolífico dublador, Kane emprestou sua voz a uma variedade de personagens notáveis. Além de Yoda em “The Clone Wars”, ele também interpretou personagens em “O Despertar da Força” e “Rogue One”, e notavelmente dublou o Almirante Ackbar em “O Último Jedi”.

Fora de “Star Wars”, ele também trabalhou na série animada de espionagem “Archer”, como a voz do mordomo Woodhouse, nos desenhos e games dos X-Men, como Magneto, e nas “Meninas Superpoderosas”, em que viveu o mentor das heroínas infantis, o professor Utonium.