Divulgação/Disney+

The Mandalorian: Ahsoka Tano ganha carne e osso e revela segredo do Baby Yoda

O episódio 13 de “The Mandalorian” trouxe um dos momentos mais esperados pelos fãs de “Star Wars”: a estreia da versão live-action (de carne e osso) de Ahsoka Tano, heroína da série animada “The Clone Wars”.

A aparição da personagem era aguardada desde que Rosario Dawson foi contratada para viver um papel misterioso na série. Todo mundo sabia qual seria.

Também era grande a possibilidade de Ahsoka aparecer nesta sexta (27/11), após ter sido citada nominalmente por Bo-Katan (Katee Sackhoff), que enviou o mandaloriano Din Djarin (Pedro Pascal) ao seu encontro. Ela saberia dizer mais sobre o passado misterioso do Baby Yoda.

De fato, o capítulo intitulado “Chapter 13: The Jedi” registrou a materialização de Rosario Dawson no papel de Ahsoka Tano, que contou muitos detalhes sobre a origem do pequeno personagem que virou o brinquedo mais comercializado da Disney neste ano.

Para começar, o mandaloriano descobriu que a Criança se chama Grogu e que foi treinada no Templo Jedi de Coruscant por muitos mestres. E que alguém a salvou da Grande Purgação, quando Anakin/Darth Vader massacrou Jedis e aprendizes. A parti daí, Grogu teve que se distanciar da Força para sobreviver e suas memórias se tornam obscuras, cheias de medo e solidão.

Ahsoka também revela a Din Djarin que conheceu um outro ser como o Baby: o grande mestre Yoda.

E as conexões com a saga original de “Star Wars” devem se ampliar ainda mais na continuação dessa jornada de descoberta, já que o próximo destino do mandaloriano é o planeta Thyton, onde existe um templo com forte conexão com a Força. Ao chegar lá, Grogu poderá fazer sua escolha e, caso se conecte com a Força, outro Jedi poderá sentir sua presença e vir a seu encontro. E caso aceite treiná-lo – Ahsoka recusou – , cumprirá o objetivo da missão de Djarin.

Se a aparição de Bo-Katan já tinha animado os fãs, o novo episódio disparou os comentários nas redes sociais, levando muitos a reverem “Star Wars, Episódio III: A Vingança dos Sith” (2005), que tem eventos citados na trama. Não é à toa que “The Mandalorian” está sendo considerado a melhor atração do Disney+ (Disney Plus).

Detalhe: o episódio foi escrito e dirigido por Dave Filoni, criador de Ahsoka Tano e coprodutor de “The Mandalorian” – ao lado do cineasta Jon Favreau (“Homem de Ferro”, “Rei Leão”), que desenvolveu a nova atração.

Veja abaixo alguns dos muitos comentários de aprovação da estreia live-action de Ahsoka Tano.