A empresa americana de auditoria Nielsen tem publicado um ranking semanal com os programas mais vistos nos serviços de streaming dos EUA. O método utilizado pela companhia considera apenas conteúdo visto em aparelhos de televisão, o que deixa de fora os números de acesso por celular e computador. Mas, mesmo com essa ressalva, a aferição é considerada a principal referência independente da audiência das plataformas de streaming.
Pois a última lista com a audiência semanal das atrações mais assistidas registrou, pela primeira vez, uma quebra do monopólio da Netflix no Top 10. Dois títulos, a série “The Boys”, da Amazon Prime Video, e o filme “Mulan”, da Disney+ (Disney Plus), conseguiram se destacar no último período contabilizado, que foi de 31 de agosto a 6 de setembro (detalhe: ambos estrearam em 4 de setembro).
“The Boys” e “Mulan” são os dois primeiros programas de uma plataforma rival da Netflix a registrar público no Top 10, desde que a Nielsen começou o ranking.
Ainda de acordo com o relatório, os espectadores gastaram cerca de 525 milhões de minutos assistindo “Mulan” em seu fim de semana de estreia.
Apesar disso, a Netflix continua a ter os programas mais vistos. O que leva a outra curiosidade do ranking. O líder de audiência, “Cobra Kai”, foi originalmente produzido pelo YouTube e disponibilizado na internet há dois anos. Isto transforma a produção no maior exemplo da diferença que faz um lançamento pela Netflix em comparação a seus rivais.
Confira abaixo o Top 10.
1 – “Cobra Kai” (Netflix)
2 – “Lucifer” (Netflix)
3 – “The Boys” (Amazon)
4 – “The Office” (Netflix)
5 – “Criminal Minds” (Netflix)
6 – “Shameless” (Netflix)
7 – “Away” (Netflix)
8 – “Grey’s Anatomy” (Netflix)
9 – “The Legend of Korra” (Netflix)
10 – “Mulan” (Disney+ (Disney Plus))