Divulgação/Globo

Globo estreia especial de Sob Pressão que aborda a pandemia

A série “Sob Pressão” retorna nesta terça (6/10), às 22h30, na Globo, com um episódio especial, que trará a primeira abordagem da pandemia de coronavírus num drama médico da televisão – bem antes, inclusive, das produções americanas.

Intitulado “Sob Pressão: Plantão Covid”, o especial será apresentado em duas partes e tem a mensagem de que “por trás das máscaras [médicas] existe alguém que se arrisca para salvar quem você ama”.

O elenco volta não apenas de máscara, mas com protetor facial, luvas e roupa adequadas para enfrentar uma pandemia, com o objetivo de retratar o impacto do coronavírus no sistema público de saúde do Brasil.

Escrita por Lucas Paraizo (“Gabriel e a Montanha”), com consultoria do médico Marcio Maranhão, “Sob Pressão: Plantão Covid” vai retratar o auge da crise do coronavírus e mostrará a nova rotina dramática de Carolina (Marjorie Estiano), Evandro (Julio Andrade) e outros médicos num hospital de campanha no Rio de Janeiro.

Vale lembrar que os dois protagonistas terminaram a 3ª temporada se mudando para o interior do Brasil. Na época, a Globo considerava encerrar a série e o final servia de conclusão para a jornada dos personagens. Mas, desde então, a série foi renovada e o planeta foi atingido pela pandemia. Refletindo a situação mundial, os personagens voltarão ao Rio para atender um apelo de Décio (Bruno Garcia), que está comandando um hospital de campanha, lotado de pacientes com covid-19.

Outros dois atores se juntaram ao elenco central: David Júnior fará o doutor Mauro e Roberta Rodrigues aparece como a enfermeira Marisa. Além disso, o especial vai contar um pouco sobre o passado do doutor Evandro, que nunca foi explicado nas outras temporadas. Será um grande flashback centrado na mãe do médico, Penha (Fabiula Nascimento), em que o personagem de Julio Andrade será interpretado por seu irmão mais novo, Ravel Andrade. A ideia é mostrar porque Evandro decidiu virar médico.

Para gravar os dois episódios em agosto, o elenco de “Sob Pressão” foi o primeiro a voltar a trabalhar nos estúdios da Globo, em plena pandemia. Para isso, protocolos de segurança contra a covid foram seguidos rigorosamente e o elenco passou pelas gravações sem nenhuma contaminação.

Foram 21 dias intensos de filmagem, com testes de covid semanais e, segundo os atores, grande desgaste físico e emocional. Júlio Andrade descreveu “a sensação” do trabalho como se fosse o esforço de “uma temporada inteira” e não apenas dois episódios. “A gente saiu mais cansado”, contou à imprensa durante a divulgação do trabalho.

“Foi a experiência mais difícil que eu vivi no ‘Sob Pressão’ até hoje”, ecoou Marjorie Estiano.

O especial tem direção do cineasta Andrucha Waddington, que fez o filme de 2016 que se desdobrou na série, e vai ao ar depois da reprise de “A Força do Querer”. O segundo capítulo está programado para a terça que vem (13/10).

Veja o trailer abaixo.