Estreia de Duna é adiada para daqui a um ano

A estreia do remake de “Duna” foi adiada para outubro de 2021. A Warner ainda não divulgou um comunicado oficial, mas as quatro principais publicações que cobrem a indústria cinematográfica americana são […]

Divulgação/Warner

A estreia do remake de “Duna” foi adiada para outubro de 2021. A Warner ainda não divulgou um comunicado oficial, mas as quatro principais publicações que cobrem a indústria cinematográfica americana são unânimes em afirmar que a mudança já está decidida.

Os sites da Variety, The Hollywood Reporter, Deadline e The Wrap afirmam que a nova data escolhida é 1 de outubro. O detalhe é que ela já estava reservada para a estreia de “Batman”. Isto provavelmente significa que o lançamento do filme do super-herói da DC Comics também sofrerá mudanças.

Apesar da pandemia, a Warner não tinha alterado a previsão de estreia de “Duna”, que até então sempre esteve prevista para dezembro de 2020.

A alteração pode ser resultado de – e ampliar – um efeito dominó. Com o anúncio do fechamento da 2ª maior rede de cinemas dos EUA, a Regal, e das salas de sua matriz britânica, a Cineworld, por período indeterminado, a perspectiva de uma volta a normalidade das bilheteria tomou um rumo sombrio para os estúdios.

O desempenho de “Tenet”, filme que desbravou os cinemas durante a pandemia, também tem sido desanimador. Até o fim de semana, o longa (da própria Warner) tinha feito apenas US$ 45,1 milhões no mercado norte-americano, valor considerado muito baixo para uma produção orçada em mais de US$ 200 milhões. Apesar do filme ter desempenho melhor no exterior, as percentagens das bilheterias internacionais não costumam compensar desastres no mercado doméstico, devido às peculiaridades de cada país. A China, por exemplo, que praticamente já voltou à normalidade, devolve apenas 25% do total arrecadado para Hollywood.

A saída de “Duna” do calendário de dezembro também liga um novo alarme entre os exibidores. Se até então a expectativa era manter as salas abertas na esperança de uma normalização de lançamentos a partir do Natal, começam a surgir receios de novos adiamentos em massa, que possam zerar o calendário de dezembro como já aconteceu com os meses anteriores.

Por enquanto, os filmes que permanecem previstos para dezembro são “Free Guy” e “Morte no Nilo”, ambos da 20th Century Studios/Disney, “Um Príncipe em Nova York 2”, da Paramount, “Mulher-Maravilha 1984”, da Warner, “News of the World”, da Universal, “Escape Room 2”, da Screen Gems/Sony e “Monster Hunter”, da Constantin/Sony – mas já há boatos de que este último também vai mudar de data.

Com direção de Denis Villeneuve (“Blade Runner 2049”) e um grande elenco encabeçado por Timothée Chalamet (“Me Chame Pelo Seu Nome”), “Duna” ganhou seu primeiro trailer há pouco menos de um mês. Confira abaixo.

O filme também já tem uma continuação confirmada, que sugere que a adaptação será dividida em duas partes. Além disso, Villeneuve também está trabalhando numa série derivada para o serviço de streaming HBO Max.