Cinemas de São Paulo retomam atividades neste fim de semana

Fechados desde março, os cinemas de São Paulo começam a reabrir neste fim de semana. A volta das salas da capital, com protocolos rígidos de segurança, foi autorizada nesta sexta (9/10), quando […]

Divulgação/Petra Belas Artes

Fechados desde março, os cinemas de São Paulo começam a reabrir neste fim de semana. A volta das salas da capital, com protocolos rígidos de segurança, foi autorizada nesta sexta (9/10), quando a cidade chegou à fase verde do Plano São Paulo, que orienta o que abre e o que fecha durante a quarentena no estado.

As primeiras sessões do retorno vão acontecer no sábado, no cinema de rua Petra Belas Artes, na rede Espaço Itaú de Cinema e nas salas do shopping Market Place, da rede Cinemark.

As regras para a volta do funcionamento dos cinemas preveem capacidade reduzida a 60% do público, horário de funcionamento limitado a oito horas, obrigatoriedade do uso de máscaras, medição da temperatura dos frequentadores e disponibilização de álcool em gel. Além disso, é preciso manter um distanciamento físico de 1,5 metro entre as pessoas, dentro e fora das salas, o que interdita algumas poltronas.

A capital teve queda nos números da covid-19 e, com outras cinco regiões do Estado, dará maior flexibilização ao funcionamento de estabelecimentos em locais fechados.

“Nós não vamos deixar de retroceder caso os números voltem na cidade”, alertou o prefeito Bruno Covas durante a coletiva que anunciou a reabertura. “A Vigilância Sanitária do Município orientou que, agora, a gente aguarde a evolução da pandemia na cidade, por causa dessas alterações nas atividades permitidas e também pela volta do setor cultural.”

Além dos cinemas, também receberam autorização para voltar a funcionar os museus, teatros, bibliotecas e espaços culturais, como o Sesc.