Cinemas recebem autorização para reabrir no Rio de Janeiro

A partir de desta segunda (14/9), os cinemas, teatros e salas de shows da cidade do Rio de Janeiro estão autorizados a retomar as atividades, com ocupação de até 50% da capacidade […]

Unsplash/Julien Andrieux

A partir de desta segunda (14/9), os cinemas, teatros e salas de shows da cidade do Rio de Janeiro estão autorizados a retomar as atividades, com ocupação de até 50% da capacidade e espaço enter os assentos. x

As medidas de segurança vão desde a proibição da venda e consumo de alimentos e bebidas nos estabelecimentos até venda de ingressos somente online ou caixas de auto atendimento.

Os centros culturais e de lazer estão fechados desde março, quando foram impostas medidas restritivas e de isolamento social para conter a propagação da epidemia de covid-19.

Os primeiros espaços a receber autorização para retomar suas atividades na cidade foram os museus, galerias e bibliotecas, permitidos desde o dia 1º, com a reserva de 4 metros quadrados por pessoa. Já reabriam o Museu do Amanhã e o Museu de Arte Moderna.

Nesta fase de retomada, chamada de 6A, o comércio de rua, galerias e centros comerciais também tiveram o horário de funcionamento liberado. Continua proibido o estacionamento na orla marinha durante os fins de semana.

Também estão vedados eventos sociais como casamentos, bodas, aniversários, formaturas, confraternizações, coquetéis, inaugurações, lançamentos, cerimônias oficiais e diplomáticas. Apenas casas de festas infantis estão liberadas, com restrição a um terço da capacidade e sem ultrapassar a regra de 4 metros quadrados por pessoa.