Divulgação/Strand Releasing

São Paulo lança Mostra Internacional de Cinema Virtual em setembro

O estado de São Paulo vai realizar a primeira Mostra Internacional de Cinema Virtual durante o mês de setembro. Entre terça (1/9) e o fim do mês serão exibidos 33 filmes de 21 países, por meio da plataforma gratuita #CulturaEmCasa.

Ao todo, serão exibidos 22 longas de ficção, nove documentários e dois curtas de animação. A seleção é eclética, quase sem curadoria, misturando filmes russos antigos com produções comerciais contemporâneas. Alguns títulos até estiveram em cartaz no Brasil nos últimos anos, como o russo “Anna Karenina – A História de Vronsky” e o cabo-verdiano “Djon África”, ambos lançados em 2018 nos cinemas nacionais, além do excelente thriller criminal “Pecados Antigos, Longas Sombras” (foto acima), grande vencedor do Goya Awards (faturou 10 troféus do “Oscar espanhol”) e que passou por aqui em 2015.

Entre os destaques inéditos, é possível citar o paraguaio “Guaraní”, premiado como Melhor Filme Latino do Festival de Gramado de 2016 e nunca exibido em circuito comercial no país, “Hindi Medium”, uma das maiores bilheterias da Índia em 2017 e o canadense “Pequenos Gigantes”, premiado no Festival de Gotemburgo, de 2018

A realização da mostra é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Secretaria de Relações Internacionais, em parceria com a organização Amigos da Arte, consulados, embaixadas e institutos dos países participantes.

A programação terá alguns filmes exibidos em sessão única, por isso é bom acompanhar a programação, que consiste de duas exibições diárias com hora marcada (feito programa de TV), às 19h e às 22h.

O endereço da plataforma #CulturaEmCasa é https://culturaemcasa.com.br/.