Príncipe Harry estreia na Netflix em documentário sobre esportes paralímpicos

O príncipe Harry estreou na Netflix, com o lançamento do documentário “Pódio para Todos” (Rising Phoenix), que conta a história dos Jogos Paralímpicos. A data da estreia coincide com a previsão original […]

Divulgação/Netflix

O príncipe Harry estreou na Netflix, com o lançamento do documentário “Pódio para Todos” (Rising Phoenix), que conta a história dos Jogos Paralímpicos. A data da estreia coincide com a previsão original da Paralimpíada de Tóquio, que acabou adiada para 2021 por conta da pandemia do coronavírus.

Harry foi um dos entrevistados para o longa, após criar um evento competitivo de estilo Paralímpico em 2014, os Jogos Invictus. “Muitas pessoas, com base no que ouviram, pensaram que seria um fracasso e que não conseguiriam vender os ingressos”, ele lembrou. “Os estádios estavam lotados. O esporte era incrível. E o que eles viram foi, sem dúvida, melhor do que as próprias Olimpíadas.”

Em seu depoimento, ele exalta a importância dos jogos e lamenta que “aqueles que são referidos como deficientes não estão sendo incentivados ou aceitos na sociedade em geral”, mas que o esporte é capaz de mudar vidas, tanto entre os que competem quanto entre os que assistem.

“Para mim e para tantas pessoas lá fora, especialmente crianças, ver indivíduos como esses seguirem em frente e alcançarem o que conquistaram… nenhuma quantidade de livros que você ler, ensinar ou estudar será capaz de transmitir a mesma inspiração que assistir a algo que todos dizem ser impossível.”

Um porta-voz de Harry afirmou que ele estava “orgulhoso” de ter contribuído para o filme.

Veja abaixo o trailer legendado do documentário, lançado nesta quarta (26/8) em streaming.