Divulgação/Sundance Institute

Festival de Sundance será mais curto em 2021

O tradicional Festival de Sundance, que abre a temporada de mostras cinematográficas internacionais, ainda mantém sua expectativa de realização em janeiro de 2021, mas a pandemia de covid-19 terá impacto sobre sua programação.

O Instituto Sundance apresentou nesta quinta (6/8) seus planos para lidar com o coronavírus durante o festival. De acordo com o site regional Park Record, os organizadores receberam aprovação do Conselho municipal de Park City, cidade do estado de Utah que sedia o evento, para reduzir o festival de 11 para 7 dias. Assim, Sundance acontecerá de 28 de janeiro a 3 de fevereiro.

Além disso, o Instituto declarou que as salas de exibição devem operar com 25% de capacidade durante o festival. E pediu para o município suspender o requerimento que obriga que 70% do evento aconteça na comunidade montanhosa.

Sundance disse anteriormente que estava considerando parcerias com cinemas em várias outras cidades para sediar exibições e eventos. O Instituto estaria envolvido em “discussões exploratórias” com cinemas como Nova York, Nashville, Austin, Detroit, Atlanta e até da Cidade do México.

Normalmente, o festival recebe por volta de 120 mil pessoas, entre artistas, repórteres e fãs.

A opção por um Sundance mais curto e a busca de alternativas de exibição refletem dilemas enfrentados pelos festivais de cinema em todo o mundo, que estão mudando a maneira de realizar seus eventos durante a pandemia. Os vindouros festivais de outono em Nova York e Toronto, por exemplo, serão uma mistura de eventos físicos e virtuais.