Festival de Telluride é cancelado devido à covid-19

Os organizadores do Festival de Cinema de Telluride anunciaram nesta terça (14/7) o cancelamento a 47ª edição do evento, prevista para a primeira semana de setembro na cidade do Colorado, nos Estados […]

Divulgação/Telluride Film Festival

Os organizadores do Festival de Cinema de Telluride anunciaram nesta terça (14/7) o cancelamento a 47ª edição do evento, prevista para a primeira semana de setembro na cidade do Colorado, nos Estados Unidos, devido à pandemia de coronavírus.

O anúncio foi feito por meio de um comunicado, que afirma que a decisão foi tomada após o agravamento da pandemia nos EUA, já que até a semana passada havia “um plano muito bom” para seguir em frente com o festival. Devido aos números crescentes da covid-19 no país, o plano acabou descartado.

“Após meses de debate intenso em relação a promover um evento fisicamente, nós chegamos à conclusão unânime e de partir o coração de cancelar a celebração de filmes deste ano em Telluride”, diz o texto dos organizadores do evento.

“Não importa quantos de nós usamos máscaras e nos atentamos às medidas de distanciamento social, a pandemia piorou em vez de melhorar, e a saúde e segurança de vocês não pode ser comprometida.”

Apesar de menos conhecido do que os festivais de Cannes, Veneza e Toronto, Telluride tem sido importante para a chamada “temporada do Oscar”, quando os estúdios apresentam seus filmes buscando criar burburinho para a premiação. Os que conseguem aprovação da crítica nestes eventos passam a estrelar campanhas de marketing ferrenhas.

A repercussão em Telluride foi importante, por exemplo, para o Oscar de “O Parasita” neste ano, além de dar fôlego para as indicações de “Dois Papas”, até então ignorado pela crítica.

Segundo os organizadores, alguns filmes que integravam a seleção deste ano poderão ser vistos em outros festivais parceiros. Os eventos de Nova York, Toronto e Veneza seguem firmes na decisão de manter suas edições de 2020.