Paulo Gustavo cede seu Instagram para Djamila Ribeiro debater questões raciais do Brasil

O ator Paulo Gustavo anunciou que vai ceder o seu Instagram para a escritora Djamila Ribeiro durante todo o mês de junho. O objetivo do humorista é levar a seus 13,5 milhões de seguidores um debate sobre questões raciais.

Djamila Ribeiro é mestra em Filosofia Política e tornou-se conhecida por seu ativismo na internet. Entre as inúmeras realizações de sua carreira, atuou como secretária-adjunta de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo, recebeu o Prêmio Cidadão SP em Direitos Humanos em 2016, foi escolhida como “Personalidade do Amanhã” pelo governo francês em 2019 e está entre as 100 pessoas mais influentes do mundo abaixo de 40 anos, segundo a ONU. Atualmente, é colunista do jornal Folha de S. Paulo.

“Gente, diante dessa realidade tão brutal, no mês de junho, meu Instagram será totalmente dedicado a abordar as questões raciais no Brasil! Portanto, resolvi ceder minha conta do Instagram a escritora e ativista Djamila Ribeiro, que vai trazer conteúdos muito importantes para todos nós!”, escreveu Gustavo no Instagram, ao lado de uma foto de Djamila.

“Me sinto na obrigação de ajudar e o meu melhor posicionamento será de escutar e aprender!”, ele acrescentou. “Vamos visibilizar as vozes que sempre falaram, mas não foram ouvidas! Vamos aprender juntos? Essa é uma luta de todas e todos! Conhecer e entender o racismo no país é nossa responsabilidade política!”, continuou o artista.

Para concluir, ele elogiou a escritora. “Já li livros e artigos dela e acho ela uma gênia! Estarei acompanhando essas aulas e voltamos a nos encontrar em julho! Obrigado Rainha Djamila, por topar entrar na minha conta e trazer histórias e conhecimentos que vão tocar e transformar milhares de pessoas”.

Mais tarde, em novo post, ele afirmou ter ficado “comovido” com a repercussão positiva da iniciativa. “Isso pra mim mostra o quanto as pessoas querem ações. Precisamos sim entender o nosso lugar e visibilizar vozes importantes na luta pela igualdade racial”, escreveu.

E lançou uma campanha para outros artistas famosos fazerem o mesmo. “Gostaria de convidar meus colegas e minhas colegas artistas famosas com milhões de seguidores para cederem suas contas no Instagram e abrirem alas para as vozes que estão muito tempo silenciadas. É hora do Brasil falar, mas também é hora do Brasil ouvir. Convide uma ativista, uma amiga, uma pessoa comprometida com a causa racial para ocupar seu Instagram! Tem muitas vozes incríveis que precisam ser amplificadas!”, exaltou.

Ver essa foto no Instagram

Gente, diante dessa realidade tão brutal, no mês de junho, meu instagram será totalmente dedicado a abordar as questão raciais no Brasil! Portanto, resolvi ceder minha conta do instagram a escritora e ativista Djamila Ribeiro, que vai trazer conteúdos muito importantes pra todos nós! Me sinto na obrigação de ajudar e o meu melhor posicionamento será de escutar e aprender! Vamos visibilizar as vozes que sempre falaram, mas não foram ouvidas! Vamos aprender juntos? Essa é uma luta de todas e todos! Conhecer e entender o racismo no país é nossa responsabilidade política! Ja li livros e artigos dela e acho ela uma genia! Estarei acompanhando essas aulas e voltamos a nos encontrar em julho! Obrigado Rainha Djamila, por topar entrar na minha conta e trazer histórias e conhecimentos que vão tocar e transformar milhares de pessoas. ❤️ @djamilaribeiro1

Uma publicação compartilhada por paulogustavo31 (@paulogustavo31) em

Ver essa foto no Instagram

Gente, acordei muito comovido com a repercussão positiva em ter cedido meu Instagram para Djamila Ribeiro. Isso pra mim mostra o quanto as pessoas querem ações. Precisamos sim entender o nosso lugar e visibilizar vozes importantes na luta pela igualdade racial. Por isso, eu gostaria de convidar meus colegas e minhas colegas artistas famosas com milhões de seguidores para cederem suas contas no instagram e abrirem ala para as vozes que estão muito tempo silenciadas. É hora do Brasil falar, mas também é hora do Brasil ouvir. Convide uma ativista, uma amiga, uma pessoa comprometida com a causa racial para ocupar seu Instagram! Tem muitas vozes incríveis que precisam ser amplificadas!

Uma publicação compartilhada por paulogustavo31 (@paulogustavo31) em