O Grande Ivan: Filme da Disney com Angelina Jolie será lançado direto em streaming

A aventura de fantasia “The One and Only Ivan” é a mais recente baixa da programação dos cinemas. A Disney anunciou nesta sexta-feira (12/6), que o longa, previsto originalmente para 13 de […]

A aventura de fantasia “The One and Only Ivan” é a mais recente baixa da programação dos cinemas. A Disney anunciou nesta sexta-feira (12/6), que o longa, previsto originalmente para 13 de agosto no Brasil, estreará uma semana depois, em 21 de agosto, exclusivamente na plataforma de streaming Disney+ (Disney Plus).

O filme é uma adaptação do livro infantil “O Grande Ivan”, de Katherine Applegate, e conta com grande elenco.

Lançado em 2012, o livro acompanha um gorila chamado Ivan, que vive em uma jaula em um shopping center, juntamente com um velha elefante doente chamado Stella e um cão vadio chamado Bob. Ivan não recorda a vida antes do shopping, mas quando Ruby, uma bebê elefanta, passa a lhes fazer companhia, ele se sensibiliza e começa a redescobrir sua vida anterior à prisão, preparando um plano para salvar a pequena Ruby de seu proprietário abusivo.

Premiado com a Medalha Newberry (conferida por associações de livrarias americanas ao melhor livro infantil do ano), a obra é toda narrada pelo gorila e já vendeu mais de 1 milhão de exemplares. Mas a história é baseada num fato real. Ivan foi um gorila que realmente existiu e ficou conhecido, nos anos 1970, por assistir TV e realizar pinturas com os dedos, vivendo 27 anos numa vitrine de shopping center.

A adaptação da Disney é um híbrido de animação e live-action, como “Mogli, o Menino Lobo” (2016), e tem produção de ninguém menos que Angelina Jolie (a “Malévola”), que também dubla Stella, uma das elefantas.

Outras vozes famosas do elenco incluem Sam Rockwell (“Três Anúncios para um Crime”) como personagem-título, Bryan Cranston (“Breaking Bad”), Helen Mirren (“A Rainha”), Danny DeVito (“Dumbo”) e Brooklynn Prince (“Projeto Flórida”), que dá voz à pequena Ruby.

A adaptação do livro foi escrita pelo roteirista Mike White (“Escola de Rock”) e a direção é assinada por Thea Sharrock (“Como Eu Era Antes de Você”).

“O mundo mudou em um piscar de olhos. Pessoas de todo o mundo compartilharam experiências importantes e transformadoras de maneiras que não vemos há um século”, afirmou a diretora Thea Sharrock em comunicado sobre a mudança de mídia. “Em resposta a isso, estou muito feliz por poder compartilhar a história deliciosa e original de Katherine Applegate, ‘The One and Only Ivan’ com o mundo em agosto no Disney+ (Disney Plus), trazendo um pouco de alegria com este filme único de verdadeira amizade, inspirado em uma história verdadeira.”

O anúncio reforça a tendência de lançamentos de peso em streaming, que ganhou impulso depois da Universal demonstrar o retorno financeiro de “Trolls 2” em VOD. Com o agravamento da pandemia de coronavírus, vários títulos de grande orçamento, incluindo “Artemis Fowl”, da própria Disney, deixaram de ser exibidos nos cinemas para apostar em estreias digitais.