Itália projeta filmes clássicos em prédios para aliviar isolamento forçado

A população da Itália encontrou uma nova forma de utilizar a cultura para aliviar o isolamento forçado durante a pandemia de coronavírus que assola o país. Após emocionar o mundo com seus cantores e músicos de janela, os italianos começaram agora a projetar filmes clássicos nas paredes dos prédios.

A iniciativa foi promovida por Fabia Bettini e Gianluca Giannelli, diretores do Alice nella Città, uma mostra independente e paralela do Festival de Roma, destinada ao público mais jovem. A dupla começou a projetar cenas de filmes de suas casas em Roma e convidaram outras pessoas a seguir o exemplo.

Logo, os prédios da capital italiana foram tomados por projeções cinematográficas. Pessoas em Pisa, Turim e Palermo aprovaram a ideia e também começaram a projetar trechos de clássicos todas as noites, segundo os organizadores da mostra.

Num acordo estimulado por Bettini e Giannelli, cada projeção começa às 22h, horário local, para que as pessoas possam “dormir com um coração mais leve após esses dias cansativos, graças ao compartilhamento de um momento dedicado a assistir cenas dos filmes que mais amamos”.

Alguns dos filmes utilizados nas projeções foram “Sociedade dos Poetas Mortos”, “Billy Elliot”, “Cinema Paradiso”, “La Dolce Vita”, “Asas do Desejo”, “Milagre em Milão”, “O Grande Ditador” e a animação “Os Aristogatas”.

Vários vídeos do fenômeno surgiram na internet, ganhando endosso de celebridades da indústria cinematográfica, como a atriz espanhola Penélope Cruz, que postou um vídeo do evento em seu Instagram, com a legenda “Mandando mucho amor”.

A Itália é o país mais afetado pela pandemia. Na semana passada, seu número de mortos ultrapassou o da China, superando as 5.476 fatalidades, com 59.138 casos confirmados. O país está completamente trancado, e as pessoas têm permissão para sair de casa apenas por razões essenciais.

Ver essa foto no Instagram

Mandando mucho amor ❤️ Sending so much love

Uma publicação compartilhada por Penélope Cruz (@penelopecruzoficial) em

Ver essa foto no Instagram

Buonanotte da me e lui #Cinemadacasa

Uma publicação compartilhada por Fabia Bettini (@fabiabettini) em