O cineasta italiano Gabriele Salvatores, vencedor do Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira por “Mediterrâneo” (1991), anunciou que dirigirá um documentário chamado “Viaggio in Italia” (Viagem pela Itália), que mostrará a vida e as emoções das pessoas confinadas em suas casa, durante o atual e trágico momento histórico do país.
“Sou Gabriele Salvatores, sou diretor profissional e é isso que vejo da minha janela”. Assim começa o vídeo com o qual o diretor compartilha, a partir da quarentena de sua casa, o plano de “filmar” o projeto coletivo, sobre como a Itália e os italianos estão enfrentando uma das maiores emergências de saúde da história.
O vídeo também faz um apelo sociais para internautas mandarem materiais inéditos, gravados sempre dentro de casa e que apresentem a rotina e o pensamento das pessoas em isolamento: o que se vê da própria janela, os medos, as reflexões, quem está trabalhando, quem foi forçado a repousar.
Um grupo formado por colaboradores em todo o território nacional se ocupará da coleta do material, e o objetivo do cineasta é, com a ajuda da própria população, produzir um relato cronológico da pandemia, desde quando os italianos olhavam para a China e pensavam no novo coronavírus como algo distante.
Não há cronograma para a duração do trabalho ou previsão para o lançamento.
Veja o vídeo que anuncia o projeto abaixo.