A Netflix vai realizar um “festival” dedicado à sua programação em São Paulo: o Tudum Festival Netflix – “tudum” seria o som que acompanha o logotipo da Netflix, exibido na abertura das atrações da plataforma. Em idioma “marketês”, o evento é apresentado como uma reunião de “experiências” e “ativações” para os fãs das produções do serviço streaming.
Na verdade, as “ativações” lembram atrações de parque temático, com “experiências” que permitem gravar um funk como o MC Doni no estúdio de “Sintonia”, tomar um milkshake no Corner Cafe, como a Lara Jean de “Para Todos os Garotos que Já Amei”, e dar uma espiadinha no futuro num Tarot inspirado em “O Mundo Sombrio de Sabrina”.
Não deixa de ser uma espécie de estande vitaminado de Comic Con transformado em evento – uma Comic Con sem o palco para os convidados internacionais, apenas a parte “Experience”.
Mas o principal é que será totalmente gratuito. Este detalhe faz uma grande diferença, já que na Comic Con Experience o público precisa pagar para assistir publicidade – painéis de divulgação que revelam trailers, vídeos, pôsteres, datas de estreia, etc.
Além das citadas, a programação promete “experiências” baseadas nas séries “Sex Education”, “Stranger Things”, “Big Mouth”, “Atypical”, “Você” (You) e “The End of the F***ing World”, além do filminho “A Barraca do Beijo” e as atrações brasileiras “Modo Avião” e “Whindersson Nunes: Adulto”.
O evento gratuito acontece entre os dias 25 (feriado de aniversário de São Paulo) e 28 de janeiro no Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Mas para comparecer ao evento, os interessados devem se cadastrar com seu CPF no site oficial do Tudum a partir do dia 13 de janeiro. Outro detalhe importante: menores de 16 anos deverão comparecer acompanhados por um responsável.