Barack Obama lista Parasita, O Irlandês e Watchmen entre seus filmes e séries favoritos de 2019

O presidente americano mais pop de todos os tempos, Barack Obama, divulgou sua lista de filmes favoritos de 2019, acrescentando também três séries que considerou “tão poderosas quanto os filmes”.

A lista incluiu uma produção dele mesmo, o documentário “Indústria Americana” (American Factory), que Obama lembrou ser finalista a uma indicação ao Oscar. Trata-se do primeiro lançamento da produtora Higher Ground, criada por Barack e Michelle Obama, que fechou contrato de exclusividade com a Netflix.

“Indústria Americana” não é o único documentário da lista, que também destaca “Amazing Grace”, sobre uma gravação histórica da cantora Aretha Franklin, e “Apollo 11”, dedicado à conquista da lua, mas a ênfase é mesmo em obras de ficção.

Ao lado de filmes que tem aparecido em listas similares, como “O Irlandês”, de Martin Scorsese, e “História de um Casamento”, de Noah Baumbach, também disponibilizados na Netflix, Obama chama atenção para filmes que foram premiados em festivais do começo do ano e aparentemente esquecidos pelos críticos, como “A Vida de Diane”, que conquistou três prêmios em Tribeca, o drama indie “The Last Black Man in San Francisco”, que rendeu prêmio de Melhor Direção a Joe Talbot no Festival de Sundance, e a produção britânica “The Souvenir”, vencedora de Sundance.

Ele ainda demonstra acompanhar o cinema internacional, citando, entre os títulos selecionados, “Pássaros de Verão”, dos colombianos Cristina Gallego e Ciro Guerra, “Em Trânsito”, do alemão Christian Petzold, “Atlantics”, da senegalesa Mati Diop, “Amor Até as Cinzas”, do chinês Jia Zhangke, e, claro, “Parasita”, de Bong Joon Ho.

Os demais títulos americanos são “Adoráveis Mulheres”, de Greta Gerwig, “Luta por Justiça”, de Destin Daniel Cretton, “Ford vs Ferrari”, de James Mangold, “The Farewell”, de Lulu Wang, e a comédia indie “Fora de Série”, estreia da atriz Olivia Wilde na direção.

A maioria esmagadora são produções independentes.

Para completar, Obama cita as séries “Fleabag”, “Watchmen” e “Inacreditável” (Unbelievable).

Confira abaixo o post original do Twitter, em que o ex-presidente dos Estados Unidos divulga sua votação de fim de ano.